O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (Sinagências) se solidariza com as famílias das vítimas da queda do bimotor turboélice de pequeno porte que caiu na manhã desta sexta-feira (7/02) na Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo.
A aeronave decolou do Aeroporto Campo de Marte pela manhã e a torre de controle perdeu contato com ela às 7h16, pouco depois da decolagem. Instantes depois a aeronave caiu avenida Marquês de São Vicente. Duas pessoas que estavam a bordo morreram na hora e outras cinco vítimas que estavam no interior de um ônibus atingido, inclusive uma senhora, além de um motociclista que transitava pela via no momento do acidente, ficaram feridos.
Notícias sobre as causas do acidente ainda são incertas, e, portanto, é prematuro apontar culpados. No entanto, parte da imprensa tem feito atribuições precipitadas responsabilizando a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e seu corpo funcional por supostas falhas na fiscalização na aeronave.
O Sinagências alerta para a importância de aguardar as investigações oficiais antes de qualquer julgamento precipitado, evitando distorções que possam comprometer a credibilidade dos profissionais que trabalham para garantir a segurança do setor aéreo brasileiro.
O Sinagências também expressa seu mais firme apoio ao corpo técnico da Anac, profissionais altamente qualificados, que desempenham suas funções com excelência, pautados pela legalidade, pela técnica apurada e pelo compromisso com o interesse público. Profissionais esses que trabalham em condições difíceis e adversas, como acidentes como o que aconteceu hoje, e que continuam a desempenhar suas funções com firmeza e seriedade mesmo em meio à falta de pessoal e cortes orçamentários, que limitam a capacidade de ação da agência.
Por fim, o Sinagências reitera que continuará lutando pelo fortalecimento institucional da Anac e pela valorização do seu corpo técnico.
Filie-se ao SINAGÊNCIAS!
Acesse: https://sinagencias.org.br/filiacao/
Fonte: Ascom/Sinagências