fbpx

Caros colegas, servidores e servidoras das Agências Reguladoras, nós do Sinagências não poderíamos deixar de nos envolver com o episódio que vem ocorrendo em Santa Catariana. Neste sentido, vale ressaltar que vários colegas servidores das Agências ou seus parentes perderam tudo que tinha nesses últimos acontecimentos.

Santa Catarina enfrenta uma das maiores catástrofes natural da história do País. O Sinagências lamenta as tristes ocorrências e se solidariza com as vítimas.

A Defesa Civil de Santa Catarina pede doações para auxiliar as vítimas das chuvas. Há mortos, desaparecidos e mais de 1,5 milhão de pessoas foram afetadas. As vítimas precisam de água potável, médicos voluntários, dinheiro, roupas, alimentos não-perecíveis, artigos de higiene pessoal, colchões e cobertores.

A mobilização é necessária. O Sinagências apela a todos os servidores das Agências Reguladoras para que façam doações através das contas abetas pelo Estado de Santa Catarina:

Itaú: Agência 0289, Conta-corrente 69971-2;
CEF: Agência 1877, Operação 006, Conta-corrente 80.000-8;
Banco do Brasil: Agência 3582-3, Conta-corrente 80.000-7;
Bradesco: Agência 0348-4, Conta-corrente 160.000-1; e
Besc: Agência 068-0, Conta-corrente 80.000-0.

Nossa participação é de extrema importância para minimizar os estragos provocados por esta tragédia. E a sua colaboração é imprescindível.

Outros Estados

A Cruz Vermelha Brasileira está recebendo doações para as vítimas das chuvas de Santa Catarina em todos os Estados. Clique aqui e veja o endereço da Cruz Vermelho mais perto de você.

Recomendações da Defesa Civil

A Sedec (Secretaria Nacional de Defesa Civil), vinculada ao Ministério da Integração Nacional, divulgou na última quinta-feira uma lista de orientações para os interessados em ajudar. Segundo o órgão, a idéia é evitar problemas gerados pela "doação desorganizada" como a não correspondência das doações com as necessidades reais dos atingidos.

Veja as recomendações:

– Antes de efetuar doações procure informações de necessidades levantadas pela Defesa Civil de seu Estado ou Município, ou em quartéis de Bombeiros ou Polícia Militar, por exemplo;
– Todas as doações devem beneficiar a quem recebe e não a um sentimento pessoal de solidariedade e ajuda humanitária;
– Atentar para a qualidade do material doado;
– Respeitar os anseios da Defesa Civil que está gerenciando o desastre e que busca responder as necessidades imediatas da população afetada; e
– Estabelecer uma comunicação eficaz entre o doador e autoridade de Defesa Civil local onde ocorreu o desastre.

Para conhecer um pouco mais sobre o desastre em Santa Catarina, acesse os vídeos e áudios abaixo:

VIDEO: "Tem pessoas da família que não sabemos se estão vivas", relata morador

VIDEO: "Estradas viraram rios e a terra desceu como lava de vulcão", diz morador

AUDIO: Médico fica ilhado por três dias em hospital de SC e relata drama causado pela chuva

ÁUDIO: IML de Itajaí já não tem espaço para tantos corpos, diz repórter

ÁUDIO: Comissão irá acompanhar liberação de recursos para SC, diz deputado

Cobertura completa sobre as chuvas em Santa Catarina – Site G1