1ª Reunião do Grupo de Trabalho sobre o PGOR na Anvisa
No dia 10 de novembro de 2025, foi publicada a Portaria nº 1.386/2025, que instituiu o Grupo de Trabalho (GT) responsável pela avaliação do Processo de Gestão Orientada para Resultados (PGOR) na Anvisa. Conforme previsto na Portaria, o Sinagências e a Univisa foram oficialmente indicados para representar os servidores da Agência no âmbito do GT.
Representação dos Servidores
Sinagências:
Yandra Torres – Titular
Fabio Rosa – 1ª Suplente
Juçara Ribeiro – 2ª Suplente
Univisa
Lúcia Surita – Titular
Érico Cassio – 1º Suplente
Adriane Alves – 2ª Suplente
Resumo da Primeira Reunião
Na primeira reunião do GT, foram apresentados:
1. Objetivos do Grupo de Trabalho
O GT tem como finalidade avaliar os dados e resultados relacionados ao PGOR, identificar possíveis problemas do modelo e, se necessário, propor soluções fundamentadas.
2. Plano de Trabalho
O grupo funcionará por meio de reuniões presenciais no formato de oficinas, nas quais serão analisados:
– Relatórios técnicos produzidos pela GGPES e pela Aplan;
– Dados adicionais apresentados pelas entidades representativas dos servidores (Univisa e Sinagências).
A partir dessa análise, serão identificados eventuais pontos de atenção do PGOR e construídas propostas de aprimoramento, quando cabível.
3. Ausência de Propostas Prévias
Não foram apresentadas propostas prévias de revisão do modelo.
A Portaria e a própria coordenação do GT reforçaram que o objetivo inicial é avaliar dados e diagnósticos, e apenas posteriormente construir recomendações, se houver necessidade.
Próximos Passos
A próxima reunião do GT ocorrerá no dia 27 de novembro de 2025.
Conforme estabelecido na Portaria nº 1.386/2025, o prazo para conclusão dos trabalhos é de 45 dias a contar da data de sua publicação.
As entidades seguirão acompanhando e contribuindo tecnicamente em todas as etapas do processo, mantendo os servidores informados sobre o andamento das atividades do GT.
Observação importante
Os representantes da GGPES alertaram sobre a falta de preenchimento do aplicativo do PGOR, cujos dados são enviados diretamente ao MGI. Foi detectado que, atualmente, cerca de 1/3 dos planos de trabalho não são preenchidos no aplicativo e/ou avaliados adequadamente. Assim, solicitamos aos participantes do programa e aos gestores que se atentem para a necessidade de preenchimento correto das informações no aplicativo.