fbpx

Coordenadores de todos os estados irão debater um novo modelo de PAF’s

Sinagências participa de Encontro de coordenadores de Portos, Aeroportos e Fronteiras (PAF’s)  

Coordenadores de todos os estados, diretores e gerentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) irão debater um novo modelo de PAF’s

 

O Sinagências foi  convidado e esteve presente no Encontro de Coordenadores de Vigilância Sanitária em Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados, que ocorre de 11 a 15 de setembro,  pela manhã e tarde, em Brasília.  Coordenadores de PAF’s de todos os estados, diretores e gerentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) irão debater durante toda semana, o planejamento estratégico, tático e operacional para um novo modelo de PAF.  Segundo a organização do encontro, o objetivo principal será a troca de experiência e conhecimento dos servidores que trabalham nas PAF’s. Seus apontamentos e considerações sobre a realidade de cada local será de extrema importância e referência para o novo modelo de PAF a ser instituído.

Entre os temas da programação durante todos esses dias destacam-se: gestão por competência, apresentação de projetos das áreas alinhadas às propostas para o novo modelo de PAF’s, elaboração de ideias e sugestões em temáticas administrativas, controle sanitário de produtos importados, controle sanitário de infraestrutura, meios de transporte e viajantes. N o primeiro dia, o coordenador de planejamento governamental e gestão estratégica (CPGES), da Assessoria de Planejamento (Aplan), Artur Iuri Alves de Sousa, apresentou o planejamento estratégico aos membros presentes e falou da importância deste encontro de se mudar modelos e quebrar paradigmas.

“O momento que a ANVISA vive hoje é único. Tanto um servidor como um gestor de estarem juntos participando deste processo de mudança que está focado na geração de benefício social. Não é fazer por fazer e sim mudar paradigmas em benefício da população. Aqui teremos a possibilidade do coordenador discutir de maneira aberta junto  com a gerência geral as possibilidades de mudanças, no olhar e experiência de quem entende do contexto, quem vivencia a questão”, analisou Sousa sobre a perspectiva do encontro durante toda a semana. 

O  membro da Diretoria Executiva Nacional do Sinagências  e diretor de política, organização e formação sindical  da entidade, servidor do quadro específico da ANVISA, Geraldo Marques Ferreira participa do encontro e está representando a entidade no evento. 

“Percebemos uma preocupação muito grande entre os coordenadores sobre os rumos das pafs e a apresentação da Aplan expressou  a necessidade de uma readequação da Anvisa para cumprir sua missão em um momento nada favorável com previsão de muitas aposentadorias sem recomposição de mão de obra e cortes no orçamento. Vejo como positiva a iniciativa do Gerente Geral de buscar essa readequação debatendo com as pessoas que estão  na frente das ações enfrentando todas as dificuldades existentes e espero que o encontro siga nesse caminho até o fim construindo assim avanços para todos os setores”, finalizou Geraldo Marques.

Fonte : Ascom/Sinagências