Missão faz parte do Programa de Experiência Técnica Internacional (PETI) da Agência
Já no aquecimento para o Maio Amarelo, mês voltado à conscientização da redução de acidentes de trânsito, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) embarcou para uma missão internacional na Suécia, país referência no mundo em conhecimento técnico sobre segurança viária. A missão faz parte do Programa de Experiência Técnica Internacional (PETI) promovido pela Agência.
O objetivo da visita técnica é ampliar os conhecimentos e verificar in loco as melhores práticas sobre segurança viária que podem ser replicadas nos contratos de concessão sob gestão da ANTT.
Serão 5 dias de agendas intensas nas cidades de Estocolmo e Gotemburgo, envolvendo inúmeras atividades. Incluindo visitas técnicas à Agência de Transportes da Suécia, ao Instituto Nacional Sueco de Pesquisa de Estrada e Transporte, além de empresas que são referência em segurança viária, como a Volvo e a Vision Zero Academy, instituição responsável por um dos maiores e mais reconhecidos programas de segurança viária no mundo.
Ao final da missão, a ANTT organizará um workshop no Brasil para apresentar os resultados e os casos de sucesso que podem ser implementados na regulação brasileira. Para a ANTT, salvar vidas sempre será prioridade.
Além de servidores da Agência, a visita técnica conta com a participação de representantes da Infra S.A, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) e do Tribunal de Contas da União (TCU).
PETI
O Programa de Experiência Técnica Internacional (PETI) tem o objetivo de promover capacitações internacionais para os servidores, a fim de possibilitar a ampliação de conhecimentos técnicos, de boas práticas e de experiências exitosas na área foco da visita técnica, promovendo a troca de experiências para melhoria dos processos de trabalho, projetos e iniciativas nas áreas de atuação da Agência. O PETI é uma das iniciativas do Prorev, programa da ANTT que visa inserir a Agência num contexto de boas práticas através da modernização dos processos de regulação e fiscalização.
Fonte : ANTT