fbpx

AUTONOMIA TÉCNICA – Sinagências e UnaReg defendem indicação de servidor de carreira para corregedoria da ANS

*Cleber Ferreira

A aproximação entre as entidades representativas dos servidores de carreiras de estado que atuam na  Regulação Federal tem gerado frutos. Ainda neste corrente mês, o presidente do Sinagências, Alexnaldo Queiroz e o presidente da UNAREG, Elson José da Silva juntamente com os membros da nova gestão da associação Diego Amorim, Leonardo Mendonça, Susi Ane Soares, Cláudia Carvalho, José Neto e Adailton Machado, se reuniram em 08 de fevereiro na sede do Sinagências, em Brasília e iniciaram a abertura de diálogo entre as entidades com pauta de unidade na defesa dos interesses dos servidores e das agências reguladoras.

A união é bem vista pela categoria  sendo positiva, pois ambas somam forças em ações conjuntas, com a possibilidade de reduzir esforços em duplicidade. Além disto, com a abertura de um canal de diálogo permanente, é possível eliminar a disputa  observada no passado, respeitando a autonomia de cada entidade. O primeiro deles foi o encontro  das entidades juntamente com a Assetans na defesa de pautas dos servidores da ANS 

A recente  aproximação gerou  posicionamento semelhante em mais uma pauta. A UnaReg recentemente indicou o associado Vinícius de Melo Marins, especialista em regulação, para o cargo vago na Corregedoria da ANS.

Neste âmbito, o Sinagências reitera e apoia a indicação  feita pela UnaReg junto ao Ministro da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), Ministro Wagner de Campos Rosário, para a indicação do servidor, pois entende que a nomeação de servidores qualificados, pertencentes ao quadro efetivo da própria agência, prestigiam a carreira, corroboram com a defesa da autonomia técnica das Agências e economizam recursos públicos, posto que a nomeação de servidor de outras entidades da administração pública pode gerar despesas desnecessárias com auxílio-moradia e auxílio-mudança, além do tempo necessário para a curva de aprendizado dos normativos vigentes nas agências por servidores oriundos de outras entidades.

Os ofícios encaminhandos a controladoria geral da união podem ser vistos   AQUI  E AQUI

Cleber Ferreira é secretário geral adjunto do Sinagências, associado da Unareg, presidente da Assetans e especialista em regulação da ANS