ANM publica nomeação de novos servidores no DOU

A Agência Nacional de Mineração (ANM), publicou nesta segunda-feira (06/02), no Diário Oficial da União (DOU) a portaria de nº 1.234, DE 3 DE FEVEREIRO DE 2023, que trata da nomeação dos novos servidores do quadro efetivo da Agência.

Ao todo tomarão posse 40 especialistas em recursos minerais aprovados no concurso da Agência realizado em agosto de 2022 que irão trabalhar na fiscalização de barragens e ficarão lotados nas cidades de Belo Horizonte (17); Brasília (10), Cuiabá (03); São Paulo (02), Belém (06) e Salvador (02).

O certame foi realizado em caráter de urgência, após inúmeros pedidos de ofícios, reuniões, articulação coletiva das entidades representativas (Sinagências e Asanm), diretoria colegiada da ANM, sensibilização parlamentar e governamental sobre a crítica situação pela qual passa a Agência de Mineração, principalmente quanto à questão necessária de ajuste a respeito do nivelamento da autarquia com as demais Agências.

Ainda para a efetivação de nomeação dos servidores a questão voltou a chamar a atenção principalmente após os atos em todos os estados de 25 de janeiro, data que marcou mais um ano do acidente de Brumadinho. Além das mobilizações, os atos buscaram chamar a atenção da sociedade sobre a situação da fiscalização das Agências e trouxe luz sobre a necessidade de certames e investimentos em setores essenciais que elas regulam e que estão com o déficit enorme de servidores e há mais de uma década sem concursos.

O Sinagências reconheceu em nota de sua diretoria os esforços do Governo Federal na pessoa do Sr. secretário de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, Sérgio Mendonça, e toda sua equipe da SGPRT, em especial da publicação na última sexta-feira (03/02), no Diário Oficial da União (DOU), da Portaria MGI, de n´º 52 que tratou sobre a nomeação de 40 (quarenta) candidatos aprovados no concurso público para o quadro de pessoal da ANM, autorizado pela Portaria SEDGG/ME nº 8.619, de 15 de julho de 2021. (veja aqui)

Por fim, apesar dos desafios e dificuldades econômicas e estruturais no atual contexto pelo qual passa o país, e da continuidade das lutas pelos pleitos estruturantes da categoria com a mesa de negociação de 2023, e abertura de certames nas outras agências, a nomeação de novos servidores para a ANM é também considerada um alívio e uma vitória.

Fonte: Ascom/Sinagências