Lisboa, 29 mai (Lusa) – A criação da Associação dos Reguladores de Energia dos Países de Língua Portuguesa é formalizada nesta quinta-feira, em Lisboa, pelas entidades de Brasil, Portugal, Cabo Verde e Angola.
A primeira presidência da associação ficará com a portuguesa Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (Erse), com mandato até o final de 2009.
O Brasil será representado na entidade pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
A formalização da associação ocorrerá durante conferência organizada pela Erse que tem como tema "Regulação da Energia nos Países de Língua Oficial Portuguesa".
O objetivo da associação é desenvolver e partilhar experiências de regulação no setor da energia e facilitar a formação e a comunicação entre especialistas e profissionais das várias entidades associadas.
Segundo a Erse, a associação supranacional visa constituir uma plataforma de cooperação, capacitação técnica e troca de informação e de dinamização de iniciativas futuras.
Além das agências brasileiras e da Erse, são membros-fundadores da associação a Agência de Regulação Econômica de Cabo Verde e o Instituto Regulador do Setor Elétrico de Angola.
Fonte: Agência LUSA.