Em reunião com a comissão de aprovados da Anatel, Sinagências reafirma defesa da nomeação dos aprovados

Nesta quarta-feira (28), o Sinagências reuniu-se com a Comissão de Aprovados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), representada por Rafael Sales, para tratar dos encaminhamentos relacionados ao concurso público da Agência e às perspectivas de ampliação do quadro de servidores.

Durante a reunião, foram debatidas as nomeações já realizadas, a situação do cadastro de reserva e a possibilidade de criação de novas vagas. O encontro também abordou o cenário institucional da Anatel e os desafios enfrentados diante da defasagem de pessoal.

O Sinagências destacou a importância da defesa do cargo de Especialista em Regulação de Telecomunicações e manifestou preocupação com eventuais propostas de alteração da nomenclatura do cargo, que poderiam inviabilizar o aproveitamento do concurso vigente. Para o sindicato, a ampliação do quadro deve ocorrer sem prejuízo à estrutura das carreiras das agências reguladoras.

Também foi ressaltado que a falta de servidores compromete a capacidade de atuação do Estado, impactando diretamente a fiscalização, a regulação e o desenvolvimento econômico. Nesse sentido, o Sinagências reafirmou o seu compromisso com a valorização do serviço público e com a adoção de estratégias de articulação junto ao Executivo e ao Congresso Nacional para viabilizar novas nomeações.

Ao final do encontro, ficou encaminhada a intensificação do diálogo institucional, incluindo a busca por reuniões com representantes do governo e da Anatel, com o objetivo de fortalecer a pauta da nomeação dos aprovados e o fortalecimento da Agência.