Avanços do GT, desafios da categoria e propostas para o V CONSAG marcaram os encontros
Dando continuidade ao cronograma de atuação sindical nos estados, a Secretaria Estadual Sindical do Pará (Sesin-Pará) realizou, no dia 30 de julho, uma série de visitas institucionais às unidades da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em Belém. As agendas foram conduzidas pelos representantes sindicais Daniel Veiga e Márcio Ramos.
Durante os encontros, o secretário de base sindical da Sesin Pará, Márcio Ramos (Anatel), compartilhou atualizações do Grupo de Trabalho das pautas não remuneratórias da regulação federal, conduzido junto ao MGI. Entre os principais avanços, destacou-se a conquista histórica do fim da exclusividade de atuação, que, há anos, limitava os servidores das agências. “O governo se comprometeu a enviar a proposta por meio de um projeto de lei, atendendo a uma demanda histórica da categoria”, afirmou Ramos.
Outro ponto debatido com os servidores foi a proposta de alteração na nomenclatura dos cargos, vinculada à pauta de valorização. O assunto será debatido no V Congresso Nacional do Sinagências (Consag), que acontecerá de 19 a 23 de novembro, em Brasília, momento em que a base será ouvida para orientar a posição do sindicato.
O secretário sindical Daniel Veiga (Antaq) ressaltou que as visitas fazem parte de uma estratégia de reaproximação com a base nos estados e de fortalecimento da presença sindical nos locais de trabalho. “Essas visitas aos locais de trabalho servem para reforçar os laços do Sinagências com a categoria, ampliar a atuação sindical em todos os estados, ouvir anseios dos filiados e não-filiados e criar condições para que nosso V Consag seja um ambiente de debates construtivos”, disse Veiga.
Daniel também apresentou uma das propostas que defenderá no Congresso: a instituição de eleição de um terço das diretorias das agências reguladoras pelos próprios servidores, por meio de listas tríplices. A medida visa ampliar a democratização da gestão pública e garantir maior sintonia entre os rumos institucionais e os interesses do corpo técnico.
Além do debate político, os representantes também distribuíram fichas de filiação e conversaram diretamente com servidores e servidoras. O objetivo é ampliar o engajamento da base nas lutas do Sinagências e fortalecer a estrutura sindical no estado.
A próxima rodada de visitas da Sesin Pará já está prevista para os próximos dias, com agendas programadas nas unidades da Agência Nacional de Mineração (ANM), da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e da sede da Anvisa no município de Barcarena, no Porto de Vila do Conde.
Filie-se ao SINAGÊNCIAS!
Acesse: https://sinagencias.org.br/filiacao/
Fonte: Ascom/Sinagências