O Sinagências segue avançando na organização da base nos estados. Nesta quinta-feira (17), o sindicato instalou a 12ª Secretaria Estadual Sindical (Sesin) no país, desta vez no estado de Mato Grosso, e realizou, simultaneamente, a assembleia de eleição de delegados em Salvador (BA), que representarão o estado durante o V Congresso Nacional do Sinagências (Consag).
Em Salvador, a assembleia estadual contou com presença expressiva de filiados e filiadas. Mesmo em um dia atípico e frio para as terras baianas, os servidores atenderam ao chamado do sindicato e garantiram sua representação no congresso nacional. Foram eleitos seis delegados titulares e dois suplentes, fortalecendo o papel da Bahia no debate político da categoria.
Já durante a assembleia no Mato Grosso, foi instalada a 12ª Secretaria Estadual Sindical (Sesin) do país. A atividade marca a consolidação de mais uma instância permanente de representação sindical no território, com o objetivo de ampliar a presença institucional junto aos servidores da regulação, fortalecer os canais de escuta da base e garantir maior capilaridade às ações do sindicato nos estados.
As atividades fazem parte da agenda nacional de ampliação, interiorização e capilarização do Sinagências, que visa incluir cada vez mais a base nos processos decisórios e construir uma atuação sindical mais próxima da realidade dos territórios.
Assembleias estaduais
As assembleias promovidas pelo Sinagências nos estados têm cumprido duplo papel estratégico: além de impulsionar a estruturação das Secretarias Estaduais Sindicais (Sesins), também são espaços fundamentais para a eleição dos delegados que participarão do V Consag.
Essa agenda nacional seguirá até outubro deste ano, ampliando a participação da base nas decisões do sindicato. Após oito anos sem realização, o Consag terá sua quinta edição entre os dias 19 e 23 de novembro, em Brasília. O congresso funciona como instância máxima de deliberação política do Sinagências e definirá os rumos da entidade para os próximos anos, com base nas contribuições das bases estaduais organizadas e dos delegados eleitos em cada estado.