fbpx

Analistas administrativos e Especialistas em Regulação debateram propostas para a Mesa de Negociação com o MGI

Analistas administrativos e especialistas em regulação debateram na segunda rodada de reuniões, na tarde de quinta (09/11) e sexta-feira (10/11), pautas sobre a preparação para a Mesa de Negociação da Regulação com membros dirigentes da Diretoria Colegiada Executiva Nacional (DCEN) do Sinagências.

O objetivo desta atividade sindical é atualizar a pauta sindical a ser apresentada ao MGI e levada à mesa.

A primeira etapa desta ação é uma reunião com cada segmento das carreiras, a segunda etapa será a continuidade dos debates com os representantes escolhidos nestas reuniões para a sistematização das propostas e trabalhar um documento de consenso, para preparar uma minuta de resolução a ser votada. Após, a terceira fase será a realização de Assembleia Geral da categoria, no dia 23 de novembro, para deliberar em votação exclusiva dos filiados a respectiva minuta construída coletivamente por todos os segmentos.

A Mesa da Regulação foi aberta oficialmente no dia 02/10 e a ação foi pensada pelos dirigentes sindicais como uma forma de oferecer espaço de fala e propositura dos servidores de todas as carreiras que há muito vivenciam o anseio e a necessidade de discussões mais recentes.

Na abertura da reunião, o presidente do Sinagências, Fabio Rosa destacou a construção democrática da nova gestão. “É essencial a participação dos filiados nas discussões das pautas e das ações sindiciais. Esta direção preza e se pauta pelo caráter democrático e colegiado de nossa plataforma e a participação dos filiados neste processo. Vamos trabalhar para termos um sindicato da envergadura das carreiras típicas de estado e termos uma atuação política mais forte”, declarou Fabio Rosa.

Outro tópico tratado no início da reunião foi o quantitativo de filiados e a importância em aumentar este percentual para demonstrar força no contexto da negociação. “É essencial chamar a atenção para nosso poder de negociação, o Governo mensura a proporção de poder de pressão versus arrecadação, assim, nós precisamos ter força e isso passa pelo aumento da nossa representatividade e de filiações”, ponderou a diretora financeira, Yandra Torres.

Durante as falas, os servidores abordaram temáticas essenciais para as carreiras e sugeriram propostas para constar na minuta a ser redigida e votada em breve.

A principal sugestão foi como pauta principal a articulação sindical pela equiparação salarial ao Ciclo de Gestão, tendo por base as tabelas remuneratórias da Receita Federal, Banco Central e Susep.

Também defenderam a alteração da nomenclatura para Auditor Federal em Regulação, a criação de cargo único de nível superior e único de nível médio, o fim da vedação ao exercício de atividade profissional, a equiparação dos auxílios e diárias com o poder Judiciário, a mudança de requisito de ingresso para o nível intermediário, o retorno aos debates sobre a criação da carreira do Regulador Federal e mecanismos para o enfrentamento da terceirização que está crescente nas Agências Reguladoras, entre outros.

Ao final das reuniões com cada segmento foram escolhidos os servidores Luciana Ribeiro Carneiro Silva (ANVISA/GO) e Fabio de Paula e Souza (ANATEL/RJ), para representarem os analistas administrativos e os servidores Carlos Renato Ponte da Silva (ANVISA/DF) e Marluce Cristina Iotte de Almeida Chrispim (ANS/RJ), para representarem os especialistas em regulação.

Na próxima semana acontece a terceira e última rodada da primeira fase desta ação. Na segunda-feira (13/11), às 15 h, a reunião será realizada com os aposentados e na sexta-feira (16/11), no mesmo horário, a reunião será com os servidores do Plano Especial de Cargos (PEC).

Também participaram da reunião o 2º vice-presidente, Gilmar Ferreira do Nascimento (ANM/SC); o diretor jurídico e jurídico adjunto, Wellington Batista Aguilar (ANATEL/SP) e Carlos Eduardo Pini Leitão (ANTAQ/DF); o diretor de relações institucionais, Reinan Bispo Sobral (ANM/MS); a diretora de desenvolvimento social e cultural, Marina Eguez Rodrigues (ANTT/SP); o diretor de assuntos previdenciários, Carlos Zenão da Cunha Gonçalves (ANATEL/RJ). e o presidente do Conselho Fiscal do Sinagências, Carlos Renato Ponte (ANVISA/DF).

Filie-se ao Sinagências!
Acesse https://sinagencias.org.br/filiacao/

Ascom/Sinagências