Criado como uma ferramenta intuitiva e prática, o aplicativo ANATEL Consumidor permite que os usuários registrem e acompanhem suas reclamações contra as prestadoras de serviço no ramo de telecomunicações. Disponível para Android, Windows Phone e iOS, o app é gratuito e ainda possui outras funcionalidades. Através da aba “Seus Direitos”, é permitido ao usuário tirar dúvidas sobre os direitos dos consumidores por meio do painel de perguntas frequentes.
De acordo com a própria ANATEL, Agência Nacional de Telecomunicações, no ano de 2020, foram registradas mais de 2,9 milhões de denúncias, sendo que as reclamações a respeito da banda larga fixa registraram mais de 764 mil ocorrências. Com isso em mente, além de otimizar os canais de atendimento para os usuários, o aplicativo também se adequa às novas formas de atendimento digital, que estão se tornando cada vez mais populares entre os brasileiros.
Embora seja mais fácil registrar as reclamações através do aplicativo, é preciso frisar que, antes de contatar a ANATEL, o consumidor precisa recorrer primeiramente aos canais de atendimento da própria prestadora de serviço, anotando cuidadosamente os números do protocolo fornecido. Já após registrar uma reclamação na ANATEL, a Agência solicita individualmente uma resposta por parte da prestadora de serviço, que deverá entrar em contato com o consumidor em até 5 dias úteis.
Com isso, além de poder acompanhar o atendimento ao consumidor, a ANATEL também realiza um monitoramento minucioso; podendo, assim, planejar fiscalizações e aprimorar o controle interno com base nas informações de atendimento.
Fonte: Ascom/Sinagências