Sinagências reforça apoio e orientação a servidores da Anatel

Nos últimos três anos, servidores da Anatel têm procurado o Sinagências para relatar situações relacionadas a assédio, ameaças no exercício da função regulatória e entraves administrativos. Diante desse cenário, o sindicato reafirma sua atuação permanente no acolhimento, na orientação e no acompanhamento dos servidores, assegurando proteção funcional e apoio institucional.

A atuação do Sinagências ocorre em diferentes frentes e é pautada pela responsabilidade e pelo respeito ao sigilo. O sindicato oferece orientação e acompanhamento em situações que envolvem ameaças decorrentes da atividade regulatória, atua no apoio administrativo a pedidos de aposentadoria — com atenção especial aos casos de pessoas com deficiência — e acompanha processos administrativos e medidas alternativas, como termos de ajustamento de conduta, quando essa é a opção do servidor.

“O Sinagências está à disposição dos servidores para orientar e acompanhar situações sensíveis, sempre com responsabilidade, sigilo e respeito à vontade de cada trabalhador. Atuamos para garantir proteção funcional, preservar a trajetória profissional e assegurar que os direitos dos servidores sejam efetivamente respeitados”, afirma o diretor jurídico do Sinagências, Wellington Batista de Aguilar.

Além da atuação individual, o sindicato também acompanha demandas coletivas, como questões relacionadas à progressão e promoção funcional, que impactaram diversas agências reguladoras em 2025, incluindo a Anatel. Esses temas são tratados por meio de pedidos administrativos e no Fórum de Recursos Humanos das Agências, reforçando o papel do Sinagências na defesa contínua dos direitos dos filiados.

O Sinagências reforça que segue à disposição dos servidores da Anatel e das demais agências reguladoras para oferecer orientação, acolhimento e acompanhamento institucional e jurídico. Diante de situações de assédio, ameaças, entraves administrativos ou dúvidas sobre direitos funcionais, o sindicato permanece como instância de apoio e defesa dos trabalhadores.