Sinagências instala Sesins no Piauí e Maranhão e conclui organização sindical no Nordeste

Com 22 Secretarias Estaduais Sindicais já estruturadas, sindicato fortalece presença no Nordeste e amplia articulação de base após anos de ausência institucional na região 

O Sinagências encerrou nesta quarta-feira (27) o processo de instalação das Secretarias Estaduais Sindicais (Sesins) na região Nordeste, com a criação das unidades no Piauí e no Maranhão. O marco reforça a presença do sindicato em todos os estados nordestinos, ampliando a capacidade de articulação de base em defesa da regulação. A atual gestão volta a garantir presença sindical em regiões que, por anos, enfrentaram ausência institucional. 

Na segunda-feira (25), no Piauí, foi instalada a 21ª Sesin do país. Durante a assembleia estadual, foram eleitos o secretário sindical Célio Alves Araújo (Anatel), o secretário de base Pedro Filho (Anvisa), a delegada Maria Elizabeth Queiroz Fernandes (Anvisa) e Pedro Filho como delegado suplente. Os representantes terão papel ativo na mobilização da categoria e na preparação para o V Congresso Nacional do Sinagências (Consag), que acontece em novembro. 

Já no Maranhão, nesta quarta-feira (27), foi realizada a assembleia de instalação da 22ª Sesin do país, que também elegeu os delegados do estado. Na ocasião, foram eleitos Cléopas Coelho Cunha (ANTT) como secretário sindical, Pedro Machado Filho (Anvisa) e Thyago de Sousa Ribeiro (ANM) como secretários de base sindical e Pedro Machado Filho (Anvisa) como delegado do Consag.

Além dos servidores locais, a atividade contou com a participação de lideranças do movimento sindical maranhense, entre elas Washington Luiz, ex-vice-governador do Maranhão e fundador do Sindicato dos Servidores Públicos Federais (Sindsep), e Manoel Lages Mendes Filho, presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT-MA). 

A agenda no Maranhão também contou com uma reunião entre dirigentes do sindicato e servidores da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), em São Luís. O encontro tratou de pautas estratégicas, como a resistência à reforma administrativa, a escuta das demandas locais e o fortalecimento da mobilização sindical. 

Sinagências em Ação 

As instalações fazem parte do projeto Sinagências em Ação, criado para levar a organização sindical a todos os estados do país. A agenda começou em março e se estenderá até outubro. Até o momento, já foram instaladas 22 Sesins, consolidando a presença do sindicato em todos os estados das regiões Norte, Nordeste e Sudeste. 

Além de reforçar a presença sindical e fortalecer as pautas da categoria, as assembleias também têm servido para eleger os delegados que participarão do V Consag, que não é realizado há oito anos. A expectativa é de que o congresso seja o maior da história do sindicato, com aproximadamente 200 delegados, responsáveis por definir as diretrizes de atuação para os próximos anos. 

Filie-se ao SINAGÊNCIAS!

Acesse: https://sinagencias.org.br/filiacao/

Fonte: Ascom/Sinagências