Sinagências instala Secretaria Sindical no Espírito Santo e amplia presença nos estados

Instância representativa eleita por servidores reforça atuação sindical no estado e amplia capilaridade do Sinagências diante dos desafios políticos e orçamentários enfrentados pelas agências reguladoras. 

O Sinagências instalou, nesta segunda-feira (7), em Vitória, a Secretaria Estadual Sindical (Sesin) do Espírito Santo, fortalecendo sua presença nos territórios e ampliando a organização da categoria nos estados. A iniciativa integra o projeto nacional de descentralização sindical e busca enfrentar, com estrutura e unidade, os desafios políticos e institucionais vividos pelas agências reguladoras. Com a atividade, chega a dez o número de Sesins instaladas em todo o país. 

A assembleia de instalação elegeu Romildo Ignacio de Almeida (Anatel) como secretário sindical. Também foram eleitos os secretários de base sindical: Iramaya Sepulcri Salaroli (ANM), Jalmir Cezini de Andrade (Anvisa), Marcelo Brandão Teixeira (Antaq) e Márcio Brandão Cordeiro (ANTT). Na ocasião, foram escolhidos ainda os três delegados que representarão o Espírito Santo no V Congresso Nacional do Sinagências (Consag), que ocorrerá em Brasília, entre os dias 19 e 23 de novembro. 

Assembleia 

A atividade começou com a apresentação cultural da peça Violeta de los Andes, encenada pelo grupo Tarahumaras. A escolha reforçou o papel da arte como instrumento de reflexão, mobilização e identidade coletiva, conectando os desafios do presente às lutas históricas dos povos latino-americanos. 

O diretor de Política, Organização e Formação Sindical, Williams R. Monjardim, ressaltou os riscos da precarização das carreiras nas agências reguladoras. Em sua fala, alertou para a possibilidade de servidores seletistas ocuparem cargos de autogestão, o que compromete diretamente a qualidade da regulação. “A única coisa que nós temos para nos postar ante isso é com a nossa união, é com a formação de uma categoria unida”, afirmou. Segundo ele, a instalação da nova Sesin representa um marco na construção de uma estrutura sindical mais ativa, que “exista de fato nos 27 estados da União”. 

Na sequência, o presidente do Sinagências, Fabio Rosa, destacou que a Secretaria Sindical é “o espaço de interlocução do sindicato no território” e que “o sindicato não pode ser algo isolado só em Brasília”. Ele alertou para o cenário de fragilidade vivenciado pelas agências reguladoras, marcado por redução orçamentária, dificuldades operacionais e perda de capacidade institucional. Segundo ele, “nos últimos dez anos, o orçamento das agências caiu em média 41%. Isso é redução orçamentária”. 

Ao abordar o cenário político, Rosa criticou o avanço do Grupo de Trabalho da Reforma Administrativa na Câmara dos Deputados. Segundo ele, a proposta representa uma tentativa de desmontar as carreiras públicas, com previsão de avaliações de desempenho altamente discricionárias, cortes salariais e ampliação dos vínculos precários. “Querem diluir o servidor concursado, efetivo, numa série de outros vínculos precarizados. Nós estamos num processo de erosão tal do Estado brasileiro que a gente está amarrado hoje: não tem orçamento, e o orçamento que tem, não pode executar”, alertou. 

A agenda de instalação das Sesins e de eleição dos delegados estaduais seguirá firme ao longo do ano, como parte do projeto Sinagências em Ação. As próximas atividades serão divulgadas pelas redes sociais do sindicato. Fique atento e participe da construção de uma representação mais próxima, democrática e combativa. 

Filie-se ao SINAGÊNCIAS!

Acesse: https://sinagencias.org.br/filiacao/

Fonte: Ascom/Sinagências