fbpx

Sinagências cobra do MGI a nomeação de aprovados no concurso da ANAC

O Sinagências oficiou, nesta terça-feira (8), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) solicitando, em caráter de urgência, a nomeação dos aprovados no último concurso da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O documento foi encaminhado ao Diretor do Departamento de Carreiras e Desenvolvimento de Pessoas do MGI, Eduardo Viana Almas, à Ministra da Gestão, Esther Dweck, e ao Secretário de Gestão de Pessoas, José Celso Cardoso Júnior.

Além da nomeação imediata dos aprovados, o sindicato cobra a autorização para a abertura de novas vagas, dentro do limite máximo legal permitido, de modo a possibilitar a convocação de todos os candidatos que constam no cadastro de reserva do último concurso. A medida é vista como essencial para recompor o quadro de pessoal da agência e garantir a eficácia dos serviços prestados, especialmente diante do crescimento acelerado do setor aéreo nos últimos anos.

Para reforçar o pedido, o Sinagências destacou no ofício a grave situação enfrentada pela ANAC, que atualmente opera com 573 cargos vagos, comprometendo suas atividades de fiscalização e certificação no setor aéreo.

“Atualmente, a falta de pessoal na ANAC está prejudicando a fiscalização da aviação civil no Brasil, num contexto que expõe o país a acidentes aéreos. Em sendo assim, a carência de profissionais para fiscalizar e certificar aeronaves, pistas, procedimentos operacionais etc., assim como diversas outras ações que possam promover a segurança na aviação civil vem sendo prejudicados pela falta de corpo técnico adequado para realizar essas tarefas. Essas situações estão gerando aumento significativo do risco a segurança e a vida dos passageiros e aeronautas. Tais dados são facilmente obtidos por meio do painel SIPAER, fornecido pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA)”, destaca o sindicato no ofício.

Confira o ofício completo abaixo:

Filie-se ao SINAGÊNCIAS!

Acesse: https://sinagencias.org.br/filiacao/

Fonte: Ascom/Sinagências