Dando sequência ao ciclo de reuniões com os setores de Recursos Humanos (RHs) das agências reguladoras, o Sinagências esteve reunido nesta quinta-feira (05) com a ANAC. O encontro marcou mais um passo na estratégia de fortalecimento do diálogo com os RHs, com o objetivo de aprimorar a gestão de pessoas e viabilizar soluções integradas para demandas prioritárias da categoria.
Além dos dirigentes sindicais Fábio Rosa e Yandra Torres, participaram da reunião, pela ANAC, a superintendente de Gestão de Pessoas, Mariana Boabaid Dalcanale Rosa; a gerente de Gestão Estratégica de Pessoas, Bianca Fiuza Dumas; e o gerente técnico de Assessoramento na Superintendência de Gestão de Pessoas, Felipe Rêgo Brandão Júnior, que também atua como superintendente substituto.
Durante o encontro, Fabio Rosa destacou que a proximidade com os RHs das agências é um elemento chave para transformar desafios em oportunidades, especialmente em questões relacionadas ao Grupo de Trabalho (GT) do governo. Ele reforçou que o GT, responsável por debater pautas não remuneratórias, como promoção e progressão de carreira e modernização das nomenclaturas dos cargos, precisa contar com o apoio direto e qualificado dos RHs para assegurar avanços concretos e alinhados às necessidades dos servidores.
Mariana reconheceu a importância da parceria com o sindicato e apontou que essa conexão tem o potencial de agregar valor às ações em curso, principalmente no que diz respeito à representatividade no GT e à implementação de melhorias na gestão interna. Ela enfatizou que a colaboração entre sindicato e RH cria um espaço propício para abordagens mais resolutivas e estruturadas.
A Instrução Normativa (IN) nº 33, tema comum em outras reuniões, também foi abordada. Assim como à ANEEL, a ANAC enfrenta dificuldades em uniformizar sua aplicação, especialmente em relação à contagem de experiências profissionais e aos valores retroativos. A ausência de critérios claros tem levado a agência a aguardar orientações mais detalhadas do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) para avançar com maior segurança e eficiência. Apesar disso, a ANAC tem conseguido progredir em pontos como progressões baseadas em títulos, indicando esforços para adaptar a norma às suas realidades específicas.
Ao longo das próximas semanas, o sindicato seguirá promovendo encontros com outras agências reguladoras para dar continuidade ao fortalecimento das parcerias e ampliar o impacto de suas ações.
Filie-se ao SINAGÊNCIAS!
Acesse: https://sinagencias.org.br/filiacao/
Fonte: Ascom/Sinagências