Nesta quinta-feira (1º), servidores de agências reguladoras promoveram manifestações em pelo menos três capitais do país intensificando a Operação Valoriza Regulação. Os movimentos fazem parte da Paralisação Nacional de 48 horas da Regulação, iniciada em 31 de julho, e visa protestar contra o desmonte da regulação federal brasileira, além de pressionar o governo.
Em Brasília, os servidores se concentraram em frente ao Ministério da Fazenda, comandado pelo ministro Fernando Haddad. O ato contou com a presença de representantes de todas as agências reguladoras, que realizaram mobilizações e discursos enfatizando a importância das autarquias para o país e pressionando o governo.
Já em São Paulo, a categoria seguiu mobilizada no mesmo ritmo em frente à Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O protesto teve um impacto positivo: membros do gabinete da Fiesp receberam representantes do Sinagências, permitindo ao sindicato apresentar suas reivindicações e alertar sobre a situação crítica das agências reguladoras.
Durante a reunião, foram articulados apoios com importantes representantes do setor regulado, incluindo Luiz Vidal, chefe de gabinete da Fiesp; Rui Palma, diretor da Latam; João Carlos Basílio, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec); André Rebelo, diretor executivo da Fiesp; e Antônio Carlos, representante do agronegócio. Todos se dispuseram a apoiar o sindicato e oficiaram ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) em defesa das reivindicações da categoria.
A paralisação das agências gerou grande preocupação entre os representantes devido ao papel crucial que as autarquias desempenham, regulando mais de 60% do PIB brasileiro e impactando diretamente setores essenciais da sociedade e da indústria. O ato na Fiesp também destacou a importância das agências para o crescimento econômico e industrial do Brasil.
As mobilizações também continuaram firmes no Rio de Janeiro, onde servidores da Regulação se reuniram na Praça Mário Lago, próxima à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Durante a manifestação, a categoria buscou sensibilizar a população sobre a situação crítica das agências reguladoras e destacar a importância das autarquias na manutenção de padrões e na garantia de segurança e qualidade em diversas áreas.
Veja a seguir as imagens dos atos:
Brasília
Rio de janeiro
São Paulo
Filie-se ao SINAGÊNCIAS!
Acesse: https://sinagencias.org.br/filiacao/
Fonte: Ascom/Sinagências