Evento ocorre nos dias 23 e 24 de junho e reúne representantes da Agência, do setor rodoviário e do Judiciário para discutir ações afirmativas e práticas inclusivas no serviço público.
A Semana da Diversidade da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) teve início nesta segunda-feira (23), em Brasília, com uma programação voltada à promoção da inclusão e do respeito à diversidade no setor público. O evento é patrocinado pelo Sinagências e segue até esta terça-feira (24), com rodas de conversa, painéis temáticos e apresentações culturais.
A abertura contou com uma apresentação da tecladista Maiara Fontinele. Cantora, Atriz e Modelo com deficiência visual que encantou o público antes que fosse composta a mesa de abertura. A mesa foi formada por Guilherme Bianco, diretor institucional da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR); Claude Soares, superintendente de Sustentabilidade, Pessoas e Inovação da ANTT; Guilherme Sampaio, diretor-geral da ANTT; Felipe Queiroz, diretor da Agência; e Marina Rodrigues, diretora sindical do Sinagências e Servidora da ANTT.
Durante sua fala, Marina ressaltou a importância de reconhecer e enfrentar práticas discriminatórias no ambiente institucional. “Já presenciamos, num passado não tão distante, situações constrangedoras aqui na Agência. Precisamos começar a nomear essas situações. Racismo, homofobia, transfobia e capacitismo não são aceitáveis — são, inclusive, crimes”, declarou.
A programação desta segunda-feira também incluiu uma participação virtual da ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edilene Lôbo, que destacou a importância das ações afirmativas no serviço público.
Entre os destaques da terça-feira (24) está o painel “Experiências e Vivências”, que será realizado às 15h20 e contará novamente com a participação da diretora sindical Marina Rodrigues. A mesa vai debater histórias de superação e iniciativas que inspiram práticas inclusivas.
Além dos debates, a Semana da Diversidade da ANTT oferece atividades como a “Rota da Saúde”, exibição de produções culturais, apresentações artísticas e food trucks. A iniciativa faz parte do Plano de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) da Agência, e reforça o compromisso institucional com a construção de um ambiente plural e acolhedor.