Servidores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vão realizar, no dia 26 de janeiro, data que marca os 25 anos de criação do órgão, um ato contra o desmonte da Agência Reguladora. A mobilização será realizada às 9h, na sede da Anvisa, em Brasília (DF), e é uma iniciativa do Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (Sinagências) e da Associação dos Servidores da Anvisa (Univisa).
De acordo com o presidente do Sinagências, Fabio Rosa, as comemorações dos 25 anos de criação da Agência “dividem espaço com a luta”.
“O nosso desejo era que numa data tão importante como essa, que marca os 25 anos de criação da Anvisa, uma Agência fundamental para o Brasil, nós tivéssemos mais a celebrar. Mas a verdade é que as comemorações dividem espaço com a luta. Hoje, a Anvisa vê a sua sobrevivência ameaçada pela falta de pessoal e por graves problemas de uma gestão que tem desprezado o seu corpo técnico. E é por isso que estamos – e vamos seguir – mobilizados”, afirmou.
Em comunicado endereçado a todos os servidores e servidoras da Agência na quinta-feira (18), Sinagências e Univisa destacaram que “não é mais possível aceitar em silêncio que a arbitrariedade prevaleça na gestão de pessoas e nas decisões técnicas da Anvisa”. O texto do comunicado diz, ainda, que “não existe Anvisa sem pessoas, sem diálogo e sem respeito”.
Papel fundamental
A diretora do Sinagências, Yandra Torres, frisou que, assim como as demais Agências Reguladoras, a Anvisa desempenha um papel fundamental para o Brasil.
“Há mais de duas décadas a Anvisa atua na proteção da saúde e dos interesses da população brasileira. O que seria deste País durante a maior crise sanitária deste século, que foi a pandemia de Covid-19, sem a atuação da Anvisa? A atual situação de insegurança institucional dos servidores, as decisões autoritárias e a falta de diálogo criaram um cenário caótico dentro da Agência que é inaceitável”, disse.
Para Fabio Rosa, o ato do dia 26 de janeiro marca o início de uma série de novas mobilizações em defesa da Anvisa.
“Precisamos fortalecer a Anvisa, resgatar o diálogo dentro da Agência e garantir um local de trabalho saudável para todos os servidores e servidoras”, disse.
“Então, o ato do dia 26 marca esse início de uma série de manifestações mais contundentes em defesa da Anvisa, do fortalecimento da PAF, pela garantia de concurso público com um número de vagas que atenda às necessidades da Agência e pela revisão da portaria 1.422/2023, que foi construída de maneira totalmente arbitrária. Contamos com a mobilização de todos e todas”, finalizou o diretor sindical.
Serviço:
O quê: ato em defesa da Anvisa.
Quando: dia 26 de janeiro, às 9h.
Onde: sede da Anvisa, em Brasília (DF).