fbpx

Saiba o que é e como solicitar o Certificado Internacional de Vacinação (CIV)

O Certificado Internacional de Vacinação, também conhecido como (CIV), é de extrema importância para quem vai viajar para países estrangeiros que exigem determinadas vacinas, podendo até impedir a entrada de quem não tenha sido vacinado. Em certos países, a obrigatoriedade da vacina evita que os vírus se espalhem pelo resto do mundo.

O Brasil emite o certificado de vacinação internacional comprovando as vacinas que foram tomadas. O certificado de comprovação contra a Febre Amarela é emitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de forma eletrônica e sem custos, podendo ser recebido no e-mail dos interessados, e impresso em casa, facilitando a sua utilização.

Com o advento da Covid-19, surgiram algumas dúvidas se a vacina contra o vírus se tornaria exigência para entrada em alguns países. Segundo a Agência “até o momento não existe prova de vacinação contra a Covid-19 emitida pelo Brasil com fins de validação internacional, da mesma forma que o Brasil até o momento não exige este tipo de documento para viajantes internacionais que ingressem no Brasil”.

Neste contexto a  Organização Mundial de Saúde (OMS) não exigiu que os países solicitem provas de vacinação contra a Covid. Muitos países já exigem o exame de PCR, para detecção do vírus e por  apresentar resultados confiáveis.

O CIV  é emitido gratuitamente e não tem prazo de validade, ou seja, só precisa ser emitido uma única vez . Para mais informações sobre esse serviço, todas as etapas e solicitação clique aqui. Caso ainda surjam dúvidas, acesse os canais de atendimento da Anvisa.

Aqui você confere a lista simplificada dos países que exigem a CIV

Fonte: Com/Anvisa