Rumo ao V Consag, Sinagências elege delegados da ANM em Brasília

Encontro aconteceu na sede da agência e reforçou unidade da categoria  

Nesta segunda-feira (18), o Sinagências promoveu uma assembleia com servidores da Agência Nacional de Mineração (ANM), em Brasília. O objetivo foi discutir os rumos da organização sindical e eleger os representantes que participarão do V Congresso Nacional do Sinagências (Consag), que será realizado de 19 a 23 de novembro. A reunião também abordou os desafios enfrentados pela ANM e reafirmou a importância da unidade da categoria para avançar nas negociações com o governo.  

Na assembleia, foram eleitos como delegados Maria Abadia Honorato, Paulo Junio Ribeiro Peixoto e Raquel Lara Campos Guimarães. Os dirigentes lembraram que o congresso nacional será não apenas um espaço de debates e formulação política, mas também de integração entre servidores de diferentes agências. 

Durante a reunião, a direção sindical destacou as recentes conquistas, como a equiparação salarial da ANM com outras agências reguladoras, fruto de sete anos de luta, e os impasses ainda em curso, especialmente no que se refere ao reajuste diferenciado que afetou o quadro específico da ANM e das outras agências. 

A reunião também enfatizou a relevância da ANM para o país, diante de temas estratégicos como minerais nucleares, ouro, terras raras e segurança de barragens. Ao mesmo tempo, alertou para a falta de recursos e servidores, que compromete o cumprimento pleno da missão institucional da agência. Vale ressaltar que das 1.984 vagas previstas em lei, apenas 645 estão ocupadas, ou seja, quase 70% dos cargos ainda estão vagos, isso representa o maior déficit entre as agências reguladoras.  

Recentemente, a ANM iniciou o curso de formação com 220 novos servidores, sendo 180 especialistas em recursos minerais e 40 analistas administrativos. O Sinagências esteve presente na cerimônia de abertura do curso de formação e reforçou o compromisso de seguir firme na luta pela convocação de todos os aprovados no concurso para reforçar o quadro da agência reguladora. 

Assembleias estaduais  

As assembleias promovidas pelo Sinagências nas sedes das agências e em diferentes estados têm cumprido um papel estratégico: são espaços fundamentais para a eleição dos delegados do Consag e, nos estados, impulsionam a criação das Secretarias Estaduais Sindicais (Sesins), ampliando a presença do sindicato e evitando que ele se concentre apenas em Brasília.

O V Consag, que deverá reunir 200 delegados, o dobro da média dos congressos anteriores, terá como tema central “A regulação que o Brasil precisa e o sindicato que a categoria quer!”. Este evento, que marca a volta do congresso após 8 anos sem sua realização, é a instância máxima de deliberação política do Sinagências, onde será definido o plano de lutas para os próximos três anos e consolidadas propostas de carreira e de fortalecimento das agências reguladoras. 

Filie-se ao SINAGÊNCIAS!

Acesse: https://sinagencias.org.br/filiacao/

Fonte: Ascom/Sinagências