O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, indicou o secretário de Petróleo e Gás da pasta, Pietro Mendes, para presidir o Conselho de Administração da Petrobras (CA), atualmente comandando por Gileno Barreto. O nome faz parte de uma lista de indicações enviada pelo governo para o CA da empresa.
As indicações serão encaminhadas para conhecimento da empresa e todos ainda precisam ser aprovados pela Assembleia Geral de Acionistas, agendada para abril.
Pietro Mendes foi nomeado no início de fevereiro secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Com mais de 14 anos de experiência, Pietro Mendes é especialista em regulação e também concursado pela Agência Nacional de Petróleo (ANP).
Mendes também exerceu a função de assessor do Diretor-Geral e de Superintendente Adjunto de Biocombustíveis e Qualidade de Produtos. Foi diretor do Departamento de Biocombustíveis da Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (SPG) do MME. Formado em Direito pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), possui licenciatura e bacharelado em Química pela Universidade Federal Fluminense. É doutor em Ciência pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de ter Pós-Graduação Executiva em Petróleo e Gás pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE).
Para o presidente do Sinagências, Cleber Ferreira, a nomeação de quadros das Agências fortalece a carreira e a importância da regulação em decisões estratégicas do setor. “Mendes já tinha sido indicado para Secretário no MME. Esta indicação reitera a importância da excelência de um quadro técnico com experiência no setor e um olhar estratégico para as futuras decisões que o conselho irá tomar. A carreira sente-se prestigiada e se fortalece com a sua indicação. Desejamos sucesso”, analisa o presidente do Sinagências.
Além Pietro Mendes, servidores efetivos da ANP ocupam cargos estratégicos de direção e coordenação no Ministério de Minas e Energia (MME), são eles: Carlos Agenor Onofre Cabral (Coordenador-Geral do Departamento de Política de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural); Danielle Lanchares Ornelas (Diretora Substituta do Departamento de Combustíveis Derivados do Petróleo), Rafael Bastos da Silva, (diretor do Departamento de Política de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural, da Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, do Ministério de Minas e Energia) e Heloísa Borges Esteves (Diretora de Petróleo, Gás e Biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética).
O CONSELHO ADMINISTRAÇÃO – O Conselho de Administração da Petrobras é o órgão de orientação e direção superior da companhia, responsável pela definição e aprovação do plano estratégico de negócios, bem como pela eleição da diretoria e fiscalização da gestão e contas da empresa. É o responsável pela aprovação de qualquer negócio ou operação que tenha impacto no futuro da empresa.
Fonte: Ascom/Sinagências