O Sinagências participou, nesta sexta-feira (31), de reunião com o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Leandro Safatle, e com os representantes da Associação dos Servidores da Anvisa (Univisa), Lúcia Surita, Adriane Alves e Weslley Sousa. O encontro teve como objetivo apresentar o Sinagências e a Univisa ao novo diretor-presidente e dialogar sobre a importância de aprimorar a comunicação entre a Diretoria Colegiada e os servidores da agência, especialmente nos processos de regulamentação e de revisão dos fluxos de trabalho voltados ao tratamento de passivos.
A representação do Sinagências contou com a presença de Fabio Rosa, Yandra Torres e Juçara França. Na ocasião, Fabio ressaltou o compromisso da entidade em manter um diálogo institucional e permanente com a Anvisa. “Nosso propósito é construir pontes. Queremos contribuir com a gestão, oferecendo a perspectiva dos servidores, que conhecem de perto a realidade e os desafios da vigilância sanitária”, destacou Rosa.
Yandra enfatizou que “é fundamental que as questões tratadas na agência sejam discutidas de forma ampla com os servidores, garantindo que eles possam atuar de maneira efetiva e não sejam apenas receptores de decisões já tomadas”. Ela observou ainda que “diversos casos recentes mostram que a inclusão dos servidores ainda é limitada, e isso precisa mudar para que o trabalho da Anvisa seja mais colaborativo e eficiente”.

Juçara pontuou que, em muitos casos, a participação dos servidores ainda não é plena, e que eles desejam colaborar para a melhoria de fluxos internos e procedimentos regulamentares. “Nosso objetivo é fortalecer a integração entre gestão e servidores, assegurando que as decisões ocorram com conhecimento e envolvimento de todos”, reforçou.
O diretor-presidente Leandro destacou seu compromisso em “manter o diálogo contínuo com o Sinagências e os demais servidores, garantindo que todas as áreas sejam ouvidas e que os processos de comunicação interna sejam aprimorados”. Leandro reafirmou o compromisso estabelecido com os servidores, em reunião realizada em 11/10/2025, e afirmou que “nenhuma alteração no modelo de teletrabalho será implementada antes da criação de um Grupo de Trabalho (GT) com participação dos servidores, garantindo que todas as mudanças sejam debatidas de forma participativa”.
O Sinagências sublinhou ainda que “preza por um diálogo aberto, transparente e permanente com a diretoria da Anvisa, sempre com interesse em contribuir para o cumprimento da missão institucional e a melhoria contínua dos processos de trabalho. Queremos ser uma voz ativa, garantindo que decisões importantes não ocorram sem o conhecimento e a participação dos servidores”.