fbpx

Sinagências pede esclarecimentos a ANAC sobre protocolos que resguardem os servidores em tempos de COVID-19

Em tempos de pandemia todo cuidado é pouco. Diante do cenário totalmente desafiador que estamos vivendo, é necessário que tomemos os devidos cuidados a fim de que possamos manter as atividades nas Agências Reguladoras e o bom nível de qualidade de atendimento prestado à sociedade, assim como, preservarmos a saúde de cada servidor e seus familiares.

Nesse contexto, o Sinagências, por meio do presidente Alexnaldo Queiroz de Jesus, enviou Ofício n° 356/2020 ao Diretor Presidente da ANAC, Sr. Juliano Alcântara Noman solicitando esclarecimentos sobre a postura da ANAC com relação aos protocolos disponibilizados no sentido de preservar a segurança e a saúde dos servidores.  Além dos esclarecimentos acerca do protocolo geral, solicitou-se também informar se há protocolos específicos para a realização de viagens a serviço.

Isso é particularmente importante porque o servidor em atividade externa fica exposto a toda sorte de ocorrências, já que há a probabilidade de maior contato com o vírus da COVID 19, mas também porque os deslocamentos envolvem viagens nacionais muitas vezes distantes da base do servidor e até internacionais.  Entre as preocupações predominantes, está a de como agir caso se venha a descobrir a doença estando longe de sua base, situação bastante delicada, vez que o servidor poderia até mesmo ser impedido de retornar caso apresente os sintomas, como exemplo, a febre alta.

Caso não haja protocolo adequado que responda à insegurança sobre o tema, o Sinagências solicitou ao Sr. Juliano a suspensão das operações até que sejam dadas as adequadas medidas de segurança aos servidores, mediante protocolos bem definidos.

Fonte : Ascom/Sinagências