fbpx

Agosto Dourado: conscientização e incentivo ao aleitamento materno

O Agosto Dourado foi criado para conscientizar sobre a necessidade da amamentação exclusiva até pelo menos os  6 meses de idade. O leite materno é rico em proteínas, vitaminas, anticorpos, gorduras e água, além de ser essencial para o bom desenvolvimento da criança, não sendo necessário comer ou beber mais nada durante esse período, pois nele há tudo o que o bebê necessita.

No Brasil, o mês tem destaque por meio da Lei 13.435 de 12 de abril de 2017   A cor escolhida para simbolizar a campanha, faz alusão a definição dada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) ao leite materno, que o considera alimento padrão ouro.

A prática de amamentar gera impactos positivos nos futuros relacionamentos interpessoais do bebê, melhora suas condições psicomotoras e proporciona diversos benefícios. O leite materno é o único alimento que se adapta de acordo com a necessidade e crescimento do bebê. O processo de amamentação não traz benefícios somente à criança. A mãe que amamenta, tem menor perda de sangue no período pós parto e o risco de câncer, principalmente os hormonais, como o câncer de mama, de útero e de ovário, é reduzido também para a mãe.

Desde 1992, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), organizam a Semana Mundial de Aleitamento Materno, entre os dias 1 e 7 de agosto. O objetivo é incentivar a amamentação, doação de leite materno e seus diversos benefícios.

O tema em 2021 é “Proteja a amamentação: uma responsabilidade compartilhada” e se concentrará em como a amamentação contribui para a sobrevivência, saúde e bem-estar de todos, e o imperativo de proteger a amamentação em todo o mundo.

Estamos juntos pela amamentação!
Amamentar é vida.
O Sinagências apoia esta campanha.