fbpx

Outubro Rosa Sinagências – Servidora faça o autoexame e previna-se do câncer de mama

 

O câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, esse percentual é de 29%.  É o mais frequente nas mulheres das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

De modo geral, a prevenção baseia-se no controle dos fatores de risco e no estímulo aos fatores protetores. Alimentação, controle do peso e atividade física podem reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver o câncer de mama. Também deve-se evitar o consumo de álcool e tabaco.

AUTO EXAMEPara examinar a mama esquerda, coloque a mão esquerda atrás da cabeça e apalpe com a mão direita. Para examinar a mama direita, coloque a mão direita atrás da cabeça e apalpe com a mão esquerda. Mamilo – pressione os mamilos suavemente. Verifique se há alguma secreção. Axilas – após examinar as mamas, apalpe toda a área debaixo dos braços.

Existe tratamento para câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Faça o autoexame e previna-se do câncer de mama. Diagnóstico precoce é fundamental no tratamento.  Durante o mês o Sinagências estará em campanha preventiva  sobre o câncer de mama junto às servidoras das Agências e possibilitando às servidoras/filiadas e esposas dos servidores  filiados descontos em exames e orientação de profissionais de saúde nas Agências.

Fonte: Ascom.c/INCA