fbpx

INSTITUCIONAL – Edilásio Santana Barra Jr visita a sede do Sinagências

Um dos grandes nomes da TV Brasileira e do audiovisual brasileiro, com mais de 30 anos de carreira, o jornalista e produtor Edilásio Santana Barra Jr. visitou nesta quinta-feira (22) a sede do Sinagências em Brasília, a convite do presidente, Alexnaldo Queiroz e do deputado federal, Leonardo Quintão para participar do encontro, juntamente com os membros que estiveram presentes ao café oferecido ao parlamentar.

Natural de Belém, “Tutuca” como é conhecido no meio, mudou-se ainda pequeno com a família e aos dois anos cresceu na capital carioca. No estado, a arte e cultura sempre estiveram presentes em sua vida e desde a infância ainda quando seu pai empresariava artistas (a exemplo, Waldik Soriano, Alcione, Antonio Carlos&Jocafi, Agepê, Vanusa, entre outros) ele ajudava e aprendia os bastidores do setor e também atuava na produção, planejamento e execução de diversas atividades na área cultural, assim construindo sua trajetória.

Sempre envolvido no meio e com as pessoas que eram destaque e referência na área, além de possuir vasto conhecimento e expertise no audiovisual, Edilásio Barra formado em Comunicação Social pela Faculdade Hélio Alonso em 1984 e também Pós-graduado em Docência do Ensino Superior na UCAM–RJ, ainda atuou como professor universitário, palestrante, apresentador de TV e diretor de TV.

Em direção destacam-se trabalhos como programa “Rio de Prêmios”, levado ao ar todos os domingos, pela TV Record Rio de Janeiro e o programa de esporte “Copa Super 7” exibido na Rede TV.

Além da TV Record e Rede TV! também trabalhou na Rede Globo, Bandeirantes e CNT. Na TV Globo participou como ator dos programas especiais das séries infantis, dirigidas por César Vanucci na emissora, inclusive programas estes, que ganharam prêmios na Organização das Nações Unidas (ONU) e Organização dos Estados Americanos (OEA).

Durante uma década também apresentou e dirigiu o Programa VIP em rede nacional retratando a sociedade carioca, além dos bastidores do mundo artístico, empresarial e político do eixo Rio –São Paulo.

Não só a política cultural, mas também a política conceitual são atualmente objetos de interesse de sua contínua trajetória profissional.

Defensor ativo das ideias do presidente eleito desde os tempos de sua atuação no Rio de Janeiro, Edilásio Barra foi um dos organizadores das caravanas do até então, ainda candidato Jair Bolsonaro pelo Brasil e auxiliou os encontros coordenados pelo PSL, em Belém e também no Rio Grande do Sul.

Ainda antes de colaborar com o trabalho na campanha do presidente eleito, Tutuca morou em Londres por cerca de um ano onde fez cursos em Gestão Pública e audiovisual.

Durante a construção de sua carreira também foi homenageado pelo reconhecimento do setor, a exemplo da moção de aplausos e congratulações concedida em 2006 pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), medalha Tirandentes em 2003 também pela Alerj, título de cidadão honorário do Estado do Rio de Janeiro em 2002, medalha de mérito, Pedro Ernesto pela Câmara Municipal em 2002; título de cidadão honorário do município do Rio de Janeiro pela Câmara Municipal também em 2002, Prêmio Austregésilo de Athayde, destaque em 2001/2002 pela Academia Brasileira de Letras (ABL), entre outros.

Na visita ao presidente do Sinagências, o cenário político atual, a importância do audiovisual brasileiro na economia do país, além de ações institucionais que podem ser implementadas neste setor foram alguns dos temas tratados.

Fonte: Ascom/Sinagências