A Diretoria Executiva Nacional do Sinagências (DEN) acatou, por unanimidade dos membros, uma recomendação da Comissão Eleitoral (CE) e retirou a biometria das eleições para o triênio 2023/2026. A pedido das três chapas concorrentes, a recomendação se deu por meio do memorando.
Assim, a votação será realizada como na última eleição, com a validação via e-mail, com senha e token, para acesso ao ambiente na área restrita para a votação.
Em ofícios enviados pelas chapas, a alegação é de que a biometria deveria ser suspensa devido ao prazo exíguo para o cadastramento até o período de votação – entre os dias 25 a 27 de setembro.
Segundo análise feita pela Comissão, desde o início dos trabalhos, vários candidatos, eleitores e demais interessados no próximo pleito manifestaram preocupação com a biometria, face à complexidade da sua operacionalização.
Ainda como motivação, o memorando também destaca a sabida dificuldade de uma parte considerável da base em manusear a tecnologia, ainda mais em um prazo curto.
O documento conclui que, apesar da eficiência do sistema e dos esforços institucionais para melhoria dos processos, seria necessário um tempo hábil para os usuários se adaptarem.
Por fim, o texto reitera ser favorável a repetir a fórmula que deu certo na última eleição, com a validação via e-mail com senha e token.
Abaixo os ofícios enviados pelas 03 chapas e o memorando da Comissão Eleitoral
MEMORANDO DA COMISSÃO ELEITORAL
OFÍCIO 01
OFÍCIO 02
OFÍCIO 03
Fonte: Ascom/Sinagências