fbpx

Cerimônia de posse da nova Gestão do Sinagências exaltou a importância da defesa do trabalhador em tempos desafiadores

A nova gestão do Sinagências para o triênio 2023/2026 foi empossada na noite de terça-feira (17/10) na sede do Teatro dos Bancários em Brasília. O evento foi prestigiado por representantes de entidades sindicais, centrais e parlamentares, além de servidores das Agências.

Após a assinatura do termo de posse por parte dos membros da Diretoria Colegiada Executiva Nacional (DCEN) e Conselho Fiscal do Sinagências, os dirigentes sindicais durante suas falas demonstraram a preocupação com as questões trabalhistas e a necessidade cada vez maior de fortalecer a coletividade para as conquistas e garantias de direitos.

O presidente eleito, Fábio Rosa, agradeceu as contribuições das pessoas em sua trajetória sindical e em seu discurso destacou a importância da representatividade e aproximação dos trabalhadores. “Nunca o Sindicato e o sindicalismo foram tão necessários quanto agora. No serviço público enfrentamos perdas salariais, desmonte dos órgãos, falta de concursos, assédios, retiradas de direitos e adoecimento da classe trabalhadora. Isso põe diante de nós um imenso desafio e somos convidados a ouvir o chamado do nosso tempo”, comentou Fábio Rosa.

A dirigente sindical Yandra Torres, eleita diretora financeira, agradeceu os presentes e lembrou a força do gênero feminino para empreender mudanças. “Celebramos aqui nosso feito histórico. O aumento expressivo do número de mulheres na direção do Sinagências e nenhuma de nós aqui é cota. Somos lideranças reconhecidas pela categoria”, declarou Yandra Torres.

A deputada federal Erika Kokay (PT/DF), que prestigiou o evento, em sua fala lembrou da inauguração do Teatro dos Bancários, então sob sua direção, e disse da alegria de viver mais um momento de construção e fortalecimento na defesa do trabalhador.

“Eu me sinto muito feliz da nova direção do Sinagências tomar posse nesse espaço. Em 1996 eu era a presidente do Sindicato dos Bancários e inauguramos este espaço aberto à comunidade. Esse teatro mostra a lógica de um sindicalismo que encara as pessoas por inteiro. É preciso libertar o trabalhador, ou o ser humano dentro de cada trabalhador, que muitas vezes no ambiente de trabalho não consegue se libertar. Por isso, um sindicato envolve inúmeras dimensões dessa nossa condição humana invisibilizada por uma lógica de trabalho que representa diversas formas de assédio. Por isso, ainda temos tantas lutas a serem desenvolvidas”, destacou em seu discurso a parlamentar.

Também presente no evento, o presidente do Fonacate, Rudinei Marques, desejou um mandato longo aos empossados e com boas construções conjuntas com o Fórum. “Saímos de um período de ataques reiterados, muita tensão, mas sobrevivemos e vencemos com a unidade dos trabalhadores. Tivemos e temos um papel importante e evitamos perdas maiores. Agora é outro momento, com espaço de diálogo aberto e construção. Neste sentido, trago aqui a importância da regulação para o Estado brasileiro”, pontuou em sua fala.

Também estiveram presentes na cerimônia, o presidente dos Indigenistas Associados (INA) Gustavo Vieira, o presidente do PT/DF Jaci Afonso, a secretária das mulheres da (CUT/DF) Thaisa Magalhães e representantes das Associações verticais das Agências.

Por fim, você pode conferir a composição completa da nova Diretoria Colegiada Executiva Nacional e Conselho Fiscal do Sinagências, para o triênio 2023/2026 em nosso site. A cerimônia de posse na íntegra pode ser vista também em nosso canal no YouTube.

Fonte: Ascom/Sinagências