Os primeiros meses da nova gestão do Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (Sinagências) têm sido de escuta às bases, reorganização da estrutura interna e articulação com o governo para garantir o cumprimento de acordos em benefício da categoria. Nesses pouco menos de três meses, realizamos o maior processo de escuta da história, ouvindo de forma separada técnicos, especialistas, PECs e servidores aposentados, dando voz às bases do sindicato e acolhendo suas reivindicações.
Também realizamos uma Assembleia Geral Extraordinária, o mais importante processo de diálogo nos últimos seis anos, definindo de forma democrática a pauta emergencial de reivindicação para a Mesa da Regulação.
Além disso, nos aproximamos mais de nossas bases, liderando reuniões com as agências reguladoras.
Lutamos firmemente contra o Projeto de Lei 1459/2022, conhecida como o “PL do Veneno”, que coloca o meio ambiente e a saúde da sociedade civil em grande risco. Com um inédito protagonismo, também participamos das mais pertinentes manifestações, como 2º Ato Nacional da Campanha Salarial 2024.
Obtivemos também uma grande vitória com a equiparação salarial dos servidores da Agência Nacional de Mineração (ANM), categoria que enfrenta há anos defasagem remuneratória considerável em relação às demais agências reguladoras.
Conquistamos ainda o reconhecimento da nossa categoria, expressado nas 97 novas filiações ao sindicato registradas entre outubro e dezembro, o que representa uma alta de 870% comparada ao número de filiações registradas em igual período de 2022.
Arrumamos a casa e revisamos convênios para garantir a melhor experiência e benefícios para nossos filiados. Com a realização de diagnóstico nos processos de gestão, identificamos a necessidade de aprimoramentos ao dia a dia da gestão do sindicato. Realizamos também uma avaliação da maturidade organizacional do sindicato, por meio do modelo de qualidade CMMI, e o que nos permitiu identificar pontos-chave a serem implementados para elevação da nota do Sinagências do nível 2 para nível 4.
É um trabalho de longo prazo, que será acompanhado de implantação de processos de melhoria contínua que nos permitirão ter maior controle e transparência nas ações do sindicato, visando melhorar o padrão de entrega de serviços aos filiados.
E, por fim, estamos em processo de mudança para uma sede que atenda de forma eficiente as necessidades dos servidores da regulação.
Passos importantes foram dados nestes três meses, mas temos muito trabalho para 2024.
Seguimos na luta para fazer uma carreira da regulação mais forte, democrática e participativa.