Quatro Secretarias Estaduais Sindicais instaladas no Nordeste em uma semana preparam sindicato para enfrentar a reforma administrativa e avançar nas pautas da regulação
O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (Sinagências) instalou, na última quinta-feira (07), a Secretaria Estadual Sindical de Pernambuco (Sesin-PE), consolidando mais um passo na estratégia de capilarização, integração e acolhimento da base. Com isso, foram quatro Sesins instaladas no Nordeste em apenas uma semana, marcando o renascimento da presença sindical em regiões onde a categoria esteve por muito tempo sem representação estruturada.
Além da instalação da Sesin, foram eleitos os delegados que representarão o estado durante o V Congresso Nacional do Sinagências (Consag), que será realizado em novembro, em Brasília. Os eleitos foram: Lamartiny Sales Victor dos Santos (Anatel), secretário sindical; Reinaldo Batista do Nascimento (ANM), secretário de base sindical e delegado; Telma Simone Ramos de Albuquerque Castro (Anac), secretária de base sindical e delegada; João de Carvalho Barbosa (Antaq), secretário de base sindical e delegado; além de Dayse Rago Lopes (Anatel), delegada; e Artur Ribeiro Coelho Filho (ANM), Joana Lucia Ezaquiel Nascimento (ANM) e Rosana Torres de Brito Silva (Anatel), como delegados suplentes.
Na oportunidade, o presidente do sindicato, Fabio Rosa, destacou que o Sinagências em Ação está reaproximando o sindicato da base, promovendo integração entre os servidores e renovando a confiança na atuação sindical. “As instalações das Sesins estão criando espaços de diálogo e participação, fortalecendo nossa capacidade de mobilização para o enfrentamento à reforma administrativa e para a conquista das pautas pendentes da categoria”, afirmou.
A assembleia também foi espaço de escuta e diálogo com os servidores, com esclarecimentos sobre pautas estratégicas e informes atualizados sobre o Grupo de Trabalho (GT) da Reforma Administrativa, atualmente em debate na Câmara dos Deputados. A proposta representa uma ameaça direta à estabilidade e à qualidade do serviço público, ao permitir a contratação de temporários para funções típicas de Estado — como as desempenhadas por especialistas em regulação, por exemplo —, fragilizando as agências e expondo o setor a pressões políticas e interesses privados. Dados apresentados pelo sindicato indicam que a contratação de 500 temporários na Anvisa custaria o equivalente à nomeação de 194 servidores efetivos, com o agravante de que esses temporários teriam acesso a informações estratégicas sem as garantias de carreira.
Além da reforma administrativa, foram debatidas pautas estruturais para o futuro da regulação, como a ampliação de concursos públicos para suprir o déficit histórico de pessoal nas agências, a necessidade de garantir condições adequadas de trabalho para os servidores em todas as unidades do país e o fortalecimento da autonomia técnica frente a pressões políticas e econômicas. Fabio também ressaltou a importância de unificar a categoria em torno de demandas transversais, como melhorias na política de progressão e promoção e a defesa da estabilidade como pilar do serviço público.
Outra pauta central foi a preparação para o V Consag, que reunirá delegados de todos os estados para deliberar sobre estratégias e ações prioritárias para o próximo período. O congresso será o momento de consolidar as propostas debatidas nas bases, fortalecer a articulação nacional e definir o posicionamento do sindicato em relação às pautas emergentes, garantindo que cada decisão reflita o sentimento e as necessidades da categoria.
Sinagências em Ação
Com a instalação da Sesin de Pernambuco, o Sinagências atinge a marca de 19 secretarias estaduais instaladas desde março, em uma agenda que seguirá até outubro. Ao final, serão 26 Sesins, deixando o sindicato presente em todo o território nacional. Essa expansão tem trazido de volta servidores que haviam se afastado e reforçado a ligação entre a base e a direção, elemento essencial para o fortalecimento da categoria e para a capacidade de enfrentar desafios nacionais.
O retorno ao Nordeste, com instalações no Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco em cinco dias — além de Sergipe, Bahia e Alagoas, que tiveram suas Sesins instaladas em abril — reforça o compromisso de criar espaços permanentes de participação nos estados e manter diálogo direto com a categoria.
Nos próximos dias, o Sinagências em Ação seguirá por Minas Gerais, Piauí e Maranhão. A meta é concluir, até outubro, a presença institucional em todos os estados brasileiros, garantindo capilaridade, diálogo permanente e mobilização efetiva.
O fortalecimento da organização de base é parte central da estratégia de defesa das carreiras da regulação, valorização dos servidores e construção coletiva de propostas que serão debatidas no V Consag — o momento máximo de deliberação da categoria e marco desse novo ciclo de fortalecimento, integração e orgulho sindical.
Filie-se ao SINAGÊNCIAS!
Acesse: https://sinagencias.org.br/filiacao/
Fonte: Ascom/Sinagências