fbpx

ANTT – Linhas de ônibus do Entorno vão utilizar o corredor exclusivo do BRT Sul

NOVEMBRO AZUL – Principais procedimentos no rol da ANS
12 de novembro de 2019
ANTAQ – Sinagências convida: PROJETO ARCA nas Agências
14 de novembro de 2019

Quinze linhas de ônibus que atendem aos municípios do Entorno Sul vão passar a operar pelo corredor exclusivo do BRT, a partir do dia 18/11. Ao todo, serão 22 horários no pico da manhã (sentido GO-DF) e 27 no da tarde (sentido DF-GO), totalizando 49 horários.

A medida, que é uma iniciativa da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), beneficia os passageiros das cidades de Valparaíso de Goiás, Cidade Ocidental e Céu Azul.

A operação das linhas do semiurbano ocorrerá a partir do acesso da Estação Santos Dumont, na altura de Santa Maria, terminando no viaduto Camargo Correa, na DF 002 (Eixão). Nesse trecho, as linhas semiurbanas vão operar sem fazer paradas intermediárias, uma vez que o embarque ou o desembarque de passageiros poderão ocorrer somente antes da entrada ou após a saída do corredor exclusivo do BRT.

A medida, cuja previsão é trazer economia de 15 minutos no sentido GO-DF e 30 minutos no sentido inverso –, beneficiará também os motoristas dos demais veículos, tendo em vista que parte dos ônibus que operam essas linhas semiurbanas deixarão de circular pelas faixas compartilhadas.

Somente poderão transitar nas faixas do BRT Sul veículos previamente autorizados pela ANTT e pelo Governo do Distrito Federal. Os que não tiverem autorização sofrerão as penalidades previstas na legislação vigente.

A operação deverá obedecer todos os procedimentos aplicados aos veículos que já operam no BRT Sul, ressaltando o limite de velocidade máxima de 60 quilômetros km/h ao longo das faixas exclusivas do BRT e de 30 km/h nos pontos de ultrapassagem que se localizam ao longo das estações do BRT.

Passageiros do BRT

Para os passageiros que utilizam o BRT Sul nada muda. A autorização para operacionalização de linhas expressas ou semiexpressas do transporte rodoviário interestadual semiurbano de passageiros não vai impactar a operação, tendo em vista que o número de viagens é compatível com a infraestrutura atual do serviço, e o projeto viário do sistema já previa a demanda dos municípios do Entorno.

O corredor do BRT Sul é o primeiro que foi implantado no DF. Inaugurado em junho de 2014, já se consolidou como um importante corredor de transporte público, ligando as regiões administrativas de Gama e de Santa Maria ao Plano Piloto, transportando cerca de 95 mil passageiros diariamente.

 

 

Os comentários estão encerrados.

LOGIN
WhatsApp Entre em contato