TRANSPARÊNCIA – ANP publica primeira revisão de seu Plano de Dados Abertos

JURÍDICO – Promoção e progressão estão mais próximos após pedido de liminar do Sinagências
16 de maio de 2019
Anatel confirma licitação para tecnologia 5G no primeiro trimestre de 2020
17 de maio de 2019

 

A ANP publica a primeira revisão de seu Plano de Dados Abertos (PDA), com validade 2019 a 2021. A revisão é resultado da consulta pública realizada entre dezembro de 2018 e março de 2019, que disponibilizou o inventário de dados da Agência para receber da sociedade sugestões sobre quais tipos de informações deveriam ser priorizadas para divulgação no formato de dados abertos. A proposta também inclui o Anuário Estatístico da ANP, os dados referentes ao desempenho da indústria e os do sistema de abastecimento de petróleo e gás.

Em agosto de 2018, atendendo ao Decreto nº 8.777/2016, a ANP publicou seu Plano de Dados Abertos, que estabeleceu a divulgação dos dados brutos, quando possível, e dos relatórios mais requisitados pela sociedade, em formato aberto, de fácil interpretação e processamento. O objetivo foi dar transparência e entregar, de forma simples e com periodicidade conhecida, os dados custodiados pela Agência, que puderam então ser visualizados, estudados e trabalhados pelos cidadãos, acadêmicos, jornalistas e agentes econômicos.

Ainda em 2018, a ANP publicou, sob a forma de projeto piloto, um conjunto de dados abertos importantes para a sociedade e mercado regulado, compreendendo dados de produção de petróleo e gás natural, fiscalização de contratos de conteúdo local, participações governamentais, programa de monitoramento da qualidade de combustíveis, rodadas de licitações e série histórica de pesquisa de preços, assim como o registro dos preços informados voluntariamente pelos postos de revenda de combustíveis.

Com essas iniciativas, a ANP espera continuar a promover o livre uso e o intercâmbio dos dados da indústria do petróleo, gás natural e biocombustíveis para o desenvolvimento de seus mercados e entregando maior transparência e meios de acesso à sociedade.

+Veja o PDA revisado, o anterior e os dados abertos da ANP.

fonte : ANP

Os comentários estão encerrados.