O Sinagências reuniu-se, nesta terça-feira (20), com a Comissão de Aprovados da Agência Nacional de Mineração (ANM) para tratar da situação crítica do quadro de pessoal da autarquia e das estratégias para avançar na nomeação dos aprovados no concurso público.
Durante a reunião, foram discutidos os dados do estudo sobre a força de trabalho da ANM, as escolhas estratégicas adotadas para evidenciar a gravidade do cenário — marcado pelo déficit de servidores, envelhecimento do quadro e risco de perda de conhecimento institucional — e a importância da nomeação do cadastro reserva como medida essencial para o fortalecimento da atividade regulatória.
O Sinagências reforçou que a ANM é hoje a agência reguladora mais deficitária em pessoal e destacou sua atuação permanente pela valorização da carreira, pela recomposição do quadro de servidores e pelo fortalecimento das agências reguladoras, diante de um cenário de restrições orçamentárias e pressão por redução do Estado.
O sindicato reafirmou ainda o compromisso com o diálogo, a atuação articulada com as comissões de aprovados e a defesa de uma regulação forte, capaz de cumprir sua missão institucional e atender ao interesse público.