A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) prorrogou por mais dois anos a validade do concurso público para o cargo de especialista em regulação de transportes terrestres. A decisão foi oficializada pela Deliberação nº 252, de 28 de agosto de 2026, e mantém o certame vigente de 10 de outubro de 2026 a 10 de outubro de 2028.
A prorrogação amplia o período para novas convocações e mantém aberta a possibilidade de aproveitamento dos cerca de 110 candidatos que permanecem no cadastro de reserva, segundo informações apresentadas pela comissão de aprovados. O Sinagências defende a nomeação de todos os aprovados em concursos das agências reguladoras como medida necessária para avançar na recomposição da força de trabalho das autarquias.
Dados referentes a maio de 2026, consultados em julho no Portal de Dados Abertos e compilados pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), mostram que as agências reguladoras acumulavam 3.889 cargos vagos, o equivalente a 33% dos 11.873 cargos previstos. Na ANTT, a situação era ainda mais crítica: dos 1.705 cargos previstos, apenas 916 estavam ocupados e 789 permaneciam vagos, uma vacância de 46%.
Em agosto, o Sinagências reuniu-se com representantes da comissão de aprovados da ANTT para tratar da situação do concurso e das perspectivas de novas nomeações. Durante o encontro, os representantes apresentaram o cenário do cadastro de reserva e as demandas relacionadas ao aproveitamento dos aprovados.
Na reunião, o Sinagências reafirmou sua atuação pelo aproveitamento dos concursos vigentes e pela nomeação dos candidatos dos cadastros de reserva. O sindicato também se colocou à disposição para reforçar a interlocução com a ANTT e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) em defesa da ampliação das nomeações.