Sinagências apoia Caminhada do Bem-Estar em alusão ao Janeiro Branco, em Sergipe

No domingo, 18 de janeiro, foi realizada, em Sergipe, a Caminhada do Bem-Estar, iniciativa voltada à promoção da saúde integral, física e mental, em alusão à campanha do Janeiro Branco. O evento foi organizado pelo Instituto QSMS, em parceria com a LP Soluções Ergonômicas e a CuidarMed, e contou com o apoio do Sinagências e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST).

A caminhada teve como objetivo chamar a atenção para a importância do cuidado com a saúde mental no ambiente de trabalho, reforçando a necessidade de prevenção, acolhimento e valorização das pessoas.

De acordo com a diretora de Pesquisa e Projetos Especiais do Sinagências, Lucia Carregosa, o apoio à iniciativa reafirma o compromisso do sindicato para além da defesa dos direitos funcionais. “A atuação do Sinagências busca reforçar não apenas a luta por direitos, mas também o cuidado com a saúde física, mental e emocional dos servidores, fortalecendo uma cultura de valorização humana, prevenção e bem-estar no serviço público”, destacou.

“Quando o sindicato nomeia o problema, ele deixa de ser individual e passa a ser uma pauta coletiva. A saúde mental é direito à dignidade no trabalho e condição fundamental para o bom exercício da atividade profissional”, afirmou Lúcia Carregosa.

A mensagem deixada pelo Janeiro Branco e pela 1ª Caminhada do Bem-Estar promovida com o apoio do Sinagências em Sergipe é simples, forte e necessária: os servidores importam, e sua saúde vem em primeiro lugar. Mais do que um evento, a iniciativa comunicou valores e compromissos, reforçando que cuidar de si é legítimo, que a saúde mental é coletiva e que ninguém está sozinho. Afinal, o trabalho deve caber na vida — e não o contrário.

O Sinagências reafirma que o cuidado com os trabalhadores e trabalhadoras será uma pauta permanente do sindicato. As ações em defesa da saúde já estão em debate para 2026 e não se limitarão a datas simbólicas, mas serão desenvolvidas ao longo de todo o ano. “A 1ª Caminhada do Bem-Estar representa apenas o início da construção de uma cultura de valorização dos servidores públicos em todo o Brasil”, concluiu Lúcia Carregosa.