Durante a 18ª Reunião Ordinária Pública da Diretoria Colegiada da Anvisa, realizada nesta sexta-feira (7), os diretores apresentaram um conjunto de medidas voltadas à modernização da agência e à redução das filas de análise de pesquisas clínicas, registros de medicamentos e produtos biológicos. As ações incluem o uso de ferramentas de inteligência artificial (IA) e o fortalecimento da força de trabalho com a criação de novos cargos e a convocação de aprovados em concursos.
Entre as ações destacadas pelo diretor-presidente Leandro Safatle estão a adoção de soluções tecnológicas, como o projeto Anvisa AI, desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde, e o fortalecimento da força de trabalho com a criação de 256 novos cargos e a nomeação de servidores aprovados em concursos anteriores.
Safatle explicou que os 256 cargos serão criados a partir da transformação de funções atualmente existentes no Ministério da Saúde, o que permitirá à Anvisa realizar novos concursos públicos específicos para a agência, o que “fortalecerá a estrutura da casa”.
A medida integra um esforço conjunto para reverter o histórico de redução do quadro de servidores e garantir mais agilidade aos processos de registro, fiscalização e vigilância sanitária. Além das novas vagas, a diretoria da Anvisa confirmou a nomeação de 102 especialistas em regulação aprovados em concurso anterior e a previsão de mais 14 vagas de técnicos em regulação, oriundas do Concurso Nacional Unificado (CNU).
Outro ponto de destaque foi o aporte de R$ 25 milhões destinado ao desenvolvimento de ferramentas de Inteligência Artificial (IA), voltadas a apoiar as análises técnicas e otimizar as filas de avaliação de pesquisas clínicas e registros de medicamentos. Segundo o diretor, o projeto, desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde, deverá envolver contratações específicas de empresas e consultorias especializadas para o desenvolvimento das soluções tecnológicas..
“É um esforço muito grande feito pela Casa e pelos servidores, mas estamos imbuídos em avançar e trazer resultados efetivos para reduzir as filas da Anvisa”, completou.
Para o Sinagências, os anúncios feitos pela Diretoria Colegiada da Anvisa representam um avanço importante nas pautas defendidas pelo sindicato, especialmente no que diz respeito à recomposição do quadro de pessoal e ao investimento em tecnologia.
O sindicato avalia positivamente as medidas de criação de novas vagas e o aporte destinado ao projeto de Inteligência Artificial, mas reforça que o cenário ainda exige ações estruturais mais amplas para enfrentar o déficit de servidores e garantir a plena capacidade de atuação da Agência. O Sinagências seguirá acompanhando e dialogando com o governo federal para assegurar a valorização das carreiras, o fortalecimento institucional das agências e uma regulação cada vez mais eficiente e transparente.
Assista aqui: https://www.youtube.com/watch?v=FzmDc4qkHpI