Do passado ao futuro: Sinagências destaca papel dos servidores nas fronteiras da Anvisa

O segundo dia do IV Conexão PAF, realizado na quarta-feira (15), deu continuidade às discussões sobre o fortalecimento das unidades de Portos, Aeroportos e Fronteiras (PAFs) e os desafios enfrentados pelos servidores da Anvisa em todo o país. O Sinagências acompanhou as atividades, reafirmando seu compromisso com o diálogo, a valorização da categoria e a defesa do serviço público de qualidade.

Durante a mesa “Eu vejo a vida melhor no futuro”, o dirigente do Sinagências, Fabio Rosa, fez um discurso sobre a importância dos servidores que atuam nas fronteiras do país e sobre o papel da Anvisa na proteção da saúde pública. Com 15 anos de trajetória na Agência, Rosa destacou a dedicação e o compromisso dos profissionais que, segundo ele, “deram a vida pela vigilância sanitária”.

Veja também: Sinagências participa do IV Conexão PAF e reforça diálogo com servidores da Anvisa

“É conhecer gente que é apaixonada pelo que faz, que dedicou a vida a proteger a saúde da população. Mas também é doloroso ver, no olhar desses colegas, a sensação de que o futuro parece mais restrito que o passado. Muitos enxergam a vida melhor no retrovisor do que no para-brisa, e isso não pode continuar assim”, afirmou.

Rosa também ressaltou a necessidade de transformar o sentimento de pertencimento e engajamento dos servidores em ações concretas que garantam melhores condições de trabalho e reposição de pessoal nas unidades.“Essa equipe, de norte a sul do país, tem muito a contribuir. Ninguém pode tirar a experiência de quem está na ponta, de quem vive e sofre a realidade todos os dias”.

Ao citar episódios históricos enfrentados pela vigilância sanitária,  como surtos de cólera, gripe aviária, ebola e a pandemia de Covid-19, Rosa destacou a importância do aprendizado acumulado pelos profissionais e o papel essencial das PAFs como primeira linha de defesa da população.

“Avançamos muito, mas também atrasamos. Estamos com efetivo reduzido, enfrentando novas demandas e ainda abrindo mais portos e fronteiras. Mesmo assim, nossos servidores continuam garantindo que o SUS cumpra sua missão de proteger a saúde dos brasileiros”, pontuou.

Com um tom de esperança, Rosa encerrou a fala reafirmando o compromisso do sindicato com o fortalecimento da Anvisa e do SUS: “Eu também acredito em uma vida melhor no futuro. E no que depender do Sinagências e do povo técnico desta casa, estaremos juntos para construir esse futuro melhor.”

O IV Conexão PAF, que segue até hoje quinta-feira (16), consolida-se como um espaço de mobilização e construção conjunta, no qual os servidores compartilham experiências, identificam desafios e constroem caminhos para o fortalecimento institucional da Anvisa e da saúde pública no país.