Atividade em Porto Velho marca nova etapa da organização sindical nos territórios; delegados para o V Consag também foram eleitos
O Sinagências instalou, nesta segunda-feira (28), a 13ª Secretaria Estadual Sindical (Sesin) no país — desta vez, em Porto Velho (RO). A iniciativa integra o projeto nacional de descentralização sindical e reforça a presença do sindicato nos territórios, promovendo articulação direta com a base e enfrentando, com unidade e estrutura, os desafios políticos e institucionais vividos pelas agências reguladoras.
Durante a assembleia de instalação, os servidores elegeram Paulo Sérgio Souza Marques (Anvisa) como secretário sindical de base e José Carlos da Silva (Anvisa) como delegado que representará o estado no V Congresso Nacional do Sinagências (Consag), que será realizado em Brasília, de 19 a 23 de novembro.
Na ocasião, a direção sindical apresentou um panorama comparativo da atuação do sindicato ao longo dos últimos anos e alertou para os riscos da chamada Reforma Administrativa, cuja tramitação está sendo retomada por meio de um grupo de trabalho no Congresso Nacional. Trata-se de uma proposta que ameaça a espinha dorsal do serviço público brasileiro, promovendo o desmonte por meio de cortes silenciosos, terceirizações e ataques à estabilidade.
A assembleia também foi espaço de escuta ativa e diálogo com os servidores, com esclarecimentos sobre pautas estratégicas da categoria e informes atualizados sobre o Grupo de Trabalho das pautas não remuneratórias conduzido com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Em sua fala, o presidente do Sinagências, Fabio Rosa, defendeu o fortalecimento institucional das agências como condição para a valorização das carreiras. “Se a gente tiver agências reguladoras fracas, agências que só fecham postos, que não estão no dia a dia da população, a gente perde relevância e não tem como construir uma carreira forte a partir disso.”
O dirigente também foi enfático ao denunciar o caráter destrutivo da proposta de reforma: “O que está sendo colocado em pauta hoje é um projeto para desidratar e demolir o serviço público de forma sutil, quase silenciosa. Mas a gente está atento.”
O sindicato ainda se encontrou com servidores da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) para reforçar a importância dos trabalhos na regulação, escutar as demandas locais e esclarecer dúvidas sobre a ação sindical.
Sinagências em Ação segue pela região Norte
A atividade em Porto Velho integra o calendário nacional do projeto Sinagências em Ação, que está percorrendo os estados com uma agenda de mobilização, escuta da base e estruturação das Secretarias Sindicais.
As assembleias estaduais têm cumprido papel estratégico, elas impulsionam a criação das Sesins, fortalecem a integração entre os servidores e funcionam como espaço de eleição dos delegados que participarão do V Consag. Após oito anos, o Congresso Nacional do Sinagências volta a ser realizado como a instância máxima de deliberação política da entidade, definindo os rumos do sindicato para os próximos anos com base nas contribuições dos servidores e servidoras.
Filie-se ao SINAGÊNCIAS!
Acesse: https://sinagencias.org.br/filiacao/
Fonte: Ascom/Sinagências