Nesta segunda-feira (11), a ANAC publicou a nomeação de 70 candidatos aprovados no concurso para o cargo de Especialista em Regulação de Aviação Civil. Após a inspeção médica oficial, os nomeados poderão tomar posse, desde que cumpram as formalidades legais estabelecidas pela agência. Os novos servidores serão alocados em diversas localidades, incluindo São Paulo, Distrito Federal e São José dos Campos, onde contribuirão para a regulação e fiscalização do setor de aviação civil no Brasil, de forma a garantir a segurança e a eficiência do transporte aéreo.
Além disso, no dia 1º de novembro, a ANTT também anunciou a nomeação de 50 aprovados no concurso para o cargo de Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Terrestres. Os nomeados terão como missão atuar na regulação dos serviços de transporte rodoviário e ferroviário, com foco na promoção de um sistema de transportes mais seguro e eficiente para o país. As nomeações nas duas agências representam um total de 120 novos servidores para fortalecer a atividade regulatória no Brasil.
As nomeações, autorizadas pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) no final de outubro, são um reflexo direto da mobilização organizada pelo Sinagências. O sindicato havia solicitado com urgência ao MGI a efetivação das nomeações, dada a grave carência de pessoal enfrentada pelas autarquias. O Sinagências tem acompanhado de perto o processo, pressionando o ministério para atender à necessidade de ampliar os quadros, o que é essencial para o bom funcionamento e a segurança dos serviços regulatórios no Brasil.
ANATEL e ANA
Nesta segunda-feira (11), a ANA divulgou o resultado final do concurso público que ofereceu 40 vagas para o cargo de Especialista em Regulação de Recursos Hídricos e Saneamento Básico. A lista com os resultados e as notas do curso de formação estão disponíveis no Diário Oficial da União, e, com a publicação, o concurso é oficialmente homologado.
Os candidatos aprovados serão lotados exclusivamente em Brasília e terão atuação na gestão de recursos hídricos, com responsabilidades que incluem regulação, outorga, inspeção, fiscalização e controle do uso desses recursos. O curso de formação, realizado entre setembro e outubro de 2024, foi a última etapa do processo seletivo. Com a conclusão desta fase, a nomeação dos aprovados está prevista para acontecer nos próximos dias.
Por outro lado, a Anatel divulgou nesta segunda-feira (11) o resultado final da prova discursiva para o cargo de Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações. O certame, que oferece 50 vagas, segue com as próximas etapas programadas, incluindo avaliações biopsicossociais e de heteroidentificação. A próxima fase será o curso de formação, com caráter eliminatório e classificatório. O curso, de 140 horas, será realizado em turmas e terá uma carga horária composta exclusivamente por aulas teóricas, respeitando o horário comercial.
Filie-se ao SINAGÊNCIAS!
Acesse: https://sinagencias.org.br/filiacao/
Fonte: Ascom/Sinagências