A Diretoria Colegiada Executiva Nacional (DCEN) do Sinagências concluiu, neste domingo (3), o evento de Planejamento de Gestão, realizado em Brasília. O encontro reuniu o corpo diretivo do sindicato para definir os projetos primordiais a serem executados no ano de 2025. Com cinco dias de duração e mais de 60 horas de atividades, o evento também contou com a presença de representantes de outras entidades para debater a conjuntura sindical.
O planejamento incluiu uma análise detalhada das negociações realizadas desde outubro de 2023, quando a atual gestão assumiu o sindicato. O balanço abordou os principais desafios enfrentados pelos servidores em um cenário de pressões governamentais e restrições orçamentárias, destacando as ações bem-sucedidas e as que não obtiveram os resultados esperados até o momento.
Durante as discussões, os diretores e o presidente do sindicato, Fabio Rosa, debateram as atividades prioritárias para 2025. Um dos pontos de destaque foi a proposta de uma nova Caravana Sinagências, inspirada no sucesso da Caravana realizada neste ano no contexto da Operação Valoriza Regulação. A iniciativa é considerada essencial para alcançar os mais de 11 mil servidores da regulação, distribuídos por diversas regiões do país, fortalecendo a base sindical e ampliando as ações de defesa dos servidores.
Outro tema debatido foi a realização do Congresso Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (Consag), instância máxima de deliberação do Sinagências. O evento, que reúne delegados de todo o país para definir os principais planos de luta do sindicato, não ocorre desde 2017, ano do IV Consag. A diretoria destacou a importância de retomar esse congresso para promover discussões aprofundadas sobre as demandas dos servidores.
Além das discussões de projetos, o encontro também contou com a presença de lideranças sindicais, como Jandyra Uehara e Pedro Armengol, da CUT; Pablo Macedo, do Anffa Sindical; Sergio Ronaldo, da Condsef; e Fabio Faiad, do Sinal. As visitas tiveram como objetivo discutir a conjuntura do movimento sindical, analisando o contexto social, econômico, político e jurídico que impacta a atuação dos sindicatos e a defesa dos direitos dos servidores. Houve também uma troca de experiências sobre negociações com o governo, visando fortalecer a atuação do Sinagências e obter apoio de outras categorias, considerado essencial para enfrentar os desafios e defender o papel dos servidores na regulação para Fabio Rosa.
Além das lideranças sindicais, o professor Valter Pomar, da Universidade Federal do ABC (UFABC), participou do evento, apresentando uma análise da conjuntura nacional e internacional. Sua presença permitiu ao corpo diretivo esclarecer dúvidas relacionadas à atuação sindical e promover um debate sobre o cenário político e as estratégias para fortalecer a atuação do Sinagências.
Filie-se ao SINAGÊNCIAS!
Acesse: https://sinagencias.org.br/filiacao/
Fonte: Ascom/Sinagências