fbpx

Vitória histórica: servidores da ANM assinam acordo que garante equiparação salarial com as demais agências reguladoras

O SINAGÊNCIAS assinou nesta segunda-feira (6), no Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o termo de acordo que garante a equiparação salarial dos servidores da Agência Nacional de Mineração (ANM) com as demais agências reguladoras.

O acordo histórico, que foi fruto de uma grande mobilização dos servidores, e que contou com a mediação do SINAGÊNCIAS, acaba com uma injustiça que já perdurava anos, e finalmente coloca a ANM no mesmo patamar das demais agências.

Pela resolução, o alinhamento será realizado em três parcelas, até 2026 – com a primeira parcela já sendo paga em janeiro de 2024 para todos os servidores, garantindo ganhos reais a uma categoria que há tanto tempo sofria com o descaso.

“Viabilizar a assinatura desse tão aguardado acordo da ANM, com apenas um mês à frente do sindicato, é motivo de orgulho para a nova diretoria do SINAGÊNCIAS, e uma mostra clara do trabalho que vem pela frente. Hoje conquistamos, junto aos servidores, uma vitória maiúscula e que deve ser celebrada por toda a categoria. Hoje, os trabalhadores e as trabalhadoras venceram”, disse o presidente do SINAGÊNCIAS, Fábio Rosa.

Assinaram como representantes do governo federal os secretários: José Lopez Feijóo (MGI), José Celso Cardoso (MGI) e Vitor Eduardo Saback (MME).

“Essa é sem dúvida uma vitória importante para os servidores da ANM, um acordo que foi construído com muito diálogo com a categoria, com o sindicato, e que acaba com uma injustiça na Agência Nacional de Mineração, que agora, finalmente, foi alçada ao seu lugar de direito”, destacou o secretário de relações de trabalho do MGI, José Lopez Feijóo.

Para o diretor de relações institucionais do SINAGÊNCIAS, Reinan Bispo Sobral, que é técnico em mineração da ANM, o acordo garante o “pertencimento” dos servidores.
“Por muito tempo, nós, servidores da ANM, nos sentimos deslocados das outras agências, como se fôssemos de uma categoria menor, uma carreira inferior, mesmo sendo uma das agências mais estratégicas para o País. Essa vitória de hoje nos dá uma sensação de pertencimento, de reparação, nos põe em pé de igualdade com as demais agências. É um dia histórico e que deve ser celebrado”, pontuou.

A diretora financeira do SINAGÊNCIAS, Yandra Torres, lembrou que essa não é uma vitória só dos servidores da ANM, mas de toda a categoria da regulação.

“Essa é uma conquista histórica para a ANM, mas não é uma vitória só dos seus servidores, mas de toda a categoria da regulação. Porque, com ela, nós mostramos aos trabalhadores e às trabalhadoras a capacidade de articulação do nosso sindicato e deixamos claro que, a partir de agora, vamos investir toda a nossa capacidade de atuação na reestruturação das tabelas de todas as agências reguladoras”, garantiu.

Veja, abaixo, as tabelas da ANM.

 

Acesse AQUI para baixar o arquivo

Fonte: Ascom/Sinagências