A Câmara dos Deputados realizou, nesta segunda-feira (7/8), uma sessão solene no Plenário Ulysses Guimarães em homenagem ao Dia Nacional da Vigilância Sanitária. O diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Antônio Barra Torres, esteve presente e enfatizou a importância da data, destacando o trabalho coletivo nacional da vigilância sanitária. Ele também defendeu que a carreira seja considerada típica de estado.
Durante o discurso, Barra Torres falou sobre os desafios enfrentados nos últimos anos e agradeceu o apoio dos servidores presentes na sessão.
“A nossa trajetória na vigilância sanitária foi colocada à prova e a público nos últimos anos, em que muitos tormentos estiveram na nossa ‘proa’, não esquecendo a minha casa marinha do Brasil, mas penso que graças a essa coletividade que se faz aqui representar, pequena mas combativa dos servidores e servidoras que hoje recebem esse presente tão importante pelas mãos do parlamento, o projeto de lei para considerar sim uma carreira conforme nós exercemos, uma carreira de estado”, afirmou Barra Torres.
Ele também anunciou que a diretoria colegiada da ANVISA se ofereceu para uma inspeção da Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2024, buscando a última titulação – Nível 04 – concedida pela OMS. Essa titulação permitiria que os produtos, insumos e medicamentos certificados pela ANVISA não precisem de novas inspeções para estarem nos programas de compra e fornecimento da OMS.
O evento contou com a presença do Sinagências, representado pelo diretor de saúde e segurança no trabalho, Júlio Cesar Costa Ramos. Ele ressaltou a relevância do discurso do diretor-presidente da ANVISA, que reforçou a importância do trabalho da vigilância sanitária para a população brasileira e defendeu a equiparação das carreiras das agências com as demais carreiras típicas de estado da administração federal.
História
O Dia Nacional da Vigilância Sanitária é comemorado em cinco de agosto, instituído em 2015 em homenagem ao médico e sanitarista Oswaldo Cruz. A vigilância sanitária desempenha um papel essencial na qualidade de vida da população, promovendo a saúde preventiva por meio da orientação e fiscalização de produtos e serviços utilizados pelas pessoas.
No Brasil, a vigilância sanitária é exercida por uma rede nacional que inclui a ANVISA no nível central e as Vigilâncias Sanitárias (Visas) estaduais, municipais e do Distrito Federal. Esse conjunto forma o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), coordenado pela Agência.
A solenidade completa você pode conferir aqui:
https://www.camara.leg.br/evento-legislativo/69116