A Superintendência de Recursos Humanos (SRH), da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), divulgou seu relatório de atividades do período de 2018/2022. Sob coordenação do superintendente Alex Cavalcante Alves, que finalizou seu mandato em 18 de outubro último, o documento traz as principais atividades realizadas no âmbito interno e alcance externo, dar transparência às informações a fim de propiciar a melhoria do ambiente da gestão de pessoas da Agência.
O relatório detalha as 04 solicitações de concurso público feita pela Agência pedindo ao todo 184 cargos efetivos, sendo 45 Analistas Administrativos, 54 Especialistas em Regulação de Serviços Públicos de Energia e 85 Técnicos Administrativos, pedido que atualmente está em análise pelo Ministério da Economia.
Ainda neste mesmo período a Agência também pediu autorização para realizar processo seletivo simplificado com o objetivo de contratar, em caráter temporário, 50 profissionais técnicos de nível superior para atuarem nas áreas de fiscalização, outorgas e tarifas até que fosse autorizada a realização do concurso; também sem resposta até o momento, segundo o relatório.
Outro ponto de destaque no relatório foi a criação de modalidades de teletrabalho em 2019 (trabalho por tarefa, semipresencial e teletrabalho) possibilitando motivação dos servidores, a redução de custos operacionais, racionalização do trabalho e aumento de produtividade.
O sucesso do modelo de teletrabalho da ANEEL também coincidiu com o período do enfrentamento à pandemia, ganhando reconhecimento externo na mídia nacional, sendo um dos vencedores na premiação “Prêmio Espírito Público” do eixo setorial Gestão de Pessoas da edição de 2021.
O relatório também traz as relações institucionais com entidades representativas, a exemplo do Sinagências e da Associação de Servidores da Agência (ASEA). O sindicato convidou a SRH para live com servidores das demais agências sobre “Teletrabalho: êxitos e desafios”, e a participação conjunta em reuniões junto a secretaria de gestão do Ministério da Economia para tratar de carreiras e concursos públicos.
Por fim o documento também mostra os resultados de uma pesquisa sobre clima organizacional e bem-estar com a participação de 51% e 68% do público-alvo, envolvendo servidores, colaboradores e estagiários da autarquia.
O relatório detalhado e completo você pode acessar abaixo
Fonte: Ascom/Sinagências