fbpx

Entrou em vigor nova norma da Anvisa que muda rótulos de alimentos

A partir desse domingo (9) entrou em vigor a nova norma da Agência Nacional de Vigilância Sanitária que muda os rótulos de alimentos comprados em supermercados.

A Agência  é o órgão que estabelece quais as informações devem constar nos rótulos dos alimentos, visando garantir a qualidade do produto e a saúde da população. As regras são importantes para que as empresas forneçam à população dados que ajudem na hora da escolha do produto.

Lista de ingredientes, prazo de validade e informações nutricionais estão entre os itens obrigatórios nos rótulos, assim como a medida caseira, que é como o consumidor mede os alimentos (fatias, xícaras, colheres, etc).

Informações sobre conservantes, lactose, glúten e diversos outros itens usados na composição de alimentos enlatados e processados são especialmente importantes para pessoas com algum tipo de alergia ou intolerância a ingredientes ou doenças como obesidade, hipertensão e diabetes. As regras também incluem o que as empresas não podem usar nos rótulos, como palavras e informações falsas ou que induzam ao erro.

Entre as principais mudanças : a tabela nutricional passa a ter letras pretas com fundo branco para facilitar a leitura, a embalagem também vai ganhar uma coluna com o valor dos nutrientes por 100 gramas para os alimentos sólidos e 100 ml para os líquidos.

Além disso, as embalagens com alto índice de açúcar, sal ou gordura saturada vão levar um selo indicativo de uma lupa bem na frente do rótulo. A ideia é deixar casa vez mais clara a composição dos alimentos.

As fabricantes podem destacar as qualidades do produto como: ricos em vitamina C ou livres de gordura saturada. Só que, nos alimentos com lupa, essa informação não deve ficar na frente da embalagem.

AQUI você acessa todas as mudanças perguntas e respostas sobre a nova rotulagem, principais mudanças e modelos e o cronograma de adequação das empresas .

Fonte: Com/Anvisa