REFORMA ADMINISTRATIVA – Diretores do Sinagências se reúnem com diretores das Agências Reguladoras e o Deputado Federal, Luis Miranda (DEM -DF)
Os membros diretores do Sinagências pediram contribuições às sugestões feitas ao texto da Reforma e também, apoio na coleta de assinaturas para que as emendas propostas sejam debatidas na comissão especial, que irá analisar a matéria elaborada
Os membros diretores da entidade – presidente Cleber Ferreira, diretor financeiro Wagner Dias e diretor jurídico Luis Gustavo Cugler – realizaram, na tarde desta quarta-feira (19/05), agenda institucional virtual sobre o texto da Reforma Administrativa com o deputado federal Luís Miranda (DEM-DF), os diretores das Agências Reguladoras – Diretora-Presidente da ANA, Christianne Dias; Diretor– Geral da ANEEL, André da Nóbrega Pepitone; Diretor-Presidente substituto da ANS, Rogério Scarabel Barbosa; Diretor de Gestão da ANS, Bruno Rodrigues e diretor da ANTT, Eduardo Marra – além de gerentes, superintendentes e assessores das demais autarquias.
Na pauta da reunião, os membros diretores do Sinagências apresentaram aos presentes as emendas do texto protocoladas pelo deputado federal Julio Cesar Ribeiro (Republicanos- DF), também falaram do apoio institucional dentro do Congresso Nacional e sobre a importância das articulações entre as Agências.
Logo no início, o presidente do Sinagências agradeceu a participação de todos e, após as apresentações institucionais, descreveu como foi a elaboração das emendas e disse que este é um momento importante para as adequações que se fazem necessárias, posto que a entidade entende que a proposta atual é tímida e deveria ter avançado em diversas questões mais estruturais.
“É importante que os senhores tenham conhecimento do teor dessas propostas que visam fortalecer a regulação e nos dão garantias para que este setor evolua tecnicamente e possa trazer mais eficiência ainda para a sociedade,” destacou Cleber Ferreira.
Logo após, a diretora-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), também representando a coordenação do Fórum dos Dirigentes das Agências Reguladoras Federais, Christianne Dias, falou aos presentes sobre o momento oportuno para a unificação de pautas.
“É uma pauta extremamente importante e acredito que é um momento de união de esforços. Vamos analisar as emendas e também pretendemos receber contribuições das demais Agências, objetivando um posicionamento único. Acho que será uma vitória se conseguirmos a regulamentação das carreiras de estado e a autonomia das Agências Reguladoras propostas pelo Sindicato”, declarou, em sua fala, Christianne Dias.
O diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), André Pepitone, também servidor de carreira, destacou o momento de notoriedade que as Agências vêm tendo, assim como a percepção da sociedade sobre sua relevância neste contexto e a valorização necessária aos seus quadros.
“Parabenizo o sindicato pelo trabalho em defesa dos servidores. É importante o esforço de todos para fecharmos uma pauta única em defesa das carreiras das Agências pra que nossa articulação institucional tenha mais ascendência e seja levada adiante”, complementou o diretor-geral da ANEEL.
Em um segundo momento da agenda, o diretor jurídico do Sinagências, Luis Gustavo Cugler, apresentou aos presentes o teor das emendas que estão protocoladas (VEJA ANEXO ABAIXO) e questões que, no âmbito da Comissão Especial, poderão ser também sugeridas.
Os temas versam sobre a possibilidade de realização de outra atividade remunerada com prevenção de conflito de interesses, autonomia das autarquias especiais, garantia para o adequado exercício das atividades típicas de estado, excelência no emprego de recursos humanos em atividades estatais típicas e continuidade das atribuições estratégicas, gerenciais e técnicas, entre outros.
Após as devidas apresentações das emendas, o deputado federal Luis Miranda (DEM-DF), que realizou agenda anterior com os membros do Sinagências (acesse matéria aqui), também presente neste segundo momento da reunião, reiterou aos participantes o apoio de seu mandato aos pleitos da regulação.
“Me coloco aqui como um defensor que entende a importância, muitas vezes omissa de outros setores, quanto a representação e seriedade das Agências Reguladoras. Neste sentido, defendo que estas autarquias deveriam ser extremamente blindadas de qualquer tipo de ataque, pois defendem o interesse maior que é o interesse público”, enfatizou o parlamentar.
O parlamentar também destacou o trabalho a ser feito para que as emendas propostas pela entidade sejam endossadas nas respectivas comissões e possam chegar ao plenário e serem acatadas pelo relator.
Ao final da reunião, os membros diretores da entidade pediram contribuições e apoio na coleta de assinaturas, para que as emendas sejam debatidas na comissão especial que irá analisar a matéria.
Os diretores das Agências presentes encaminharão proposta no sentido de fecharem uma pauta única juntamente com o Sinagências através do Fórum dos Dirigentes das Agências Reguladoras e, após consolidada a proposta, apresentar todo material em bloco único ao parlamentar. Outras agendas serão marcadas para uma nova rodada de diálogos mediante as sugestões vindas das Agências.