Aprovado em assembleia com 95% de adesão da categoria na última sexta-feira, dia 28 de junho, o Dia Nacional de Paralisação ocorrerá na próxima quinta-feira, dia 4, por um período de 24 horas. Esse evento faz parte da Operação Valoriza Regulação, que visa pressionar o governo pelo reajuste e reestruturação da carreira da Regulação.
Junto com a deliberação do movimento, surgiram algumas dúvidas entre os servidores da Regulação. Diante disso, o Sinagências reuniu as principais informações que a categoria precisa saber sobre o Dia Nacional de Paralisação.
Durante a quinta-feira, no dia 4, serão realizadas mobilizações em diversas cidades do Brasil. Veja abaixo:
Atenção: a lista de cidades está sujeita a atualizações conforme a confirmação de atos em outras localidades. Se sua região não estiver na lista, fique atento, pois ela poderá ser adicionada em breve com informações sobre as mobilizações.
Um Dia Nacional de Paralisação, nas 11 Agências Reguladoras Federais
Paralisação tem um dia de início e fim. Greve começa e não se sabe quando vai encerrar. No caso do ato de quinta-feira, a paralisação será apenas no dia 04/07.
ASSINE o Ponto de Greve disponibilizado no site do Sinagências (ele servirá como estatística oficial de adesão à greve), no dia 04/07; não faça nenhuma atividade relacionada ao trabalho nesse dia (programe um aviso de ausência no e-mail/Teams); e converse com os colegas para participarem também. Participe dos atos públicos marcados em sua cidade.
Não, o direito de Greve se estende a todos os servidores, independente de filiação.
Sim, não há nenhuma restrição.
Sim, não há nenhuma restrição. Lembrando que o cargo de chefia é uma escolha dos gestores, a qualquer momento, independente de greve, as chefias podem ser trocadas por decisão dos responsáveis, sem necessidade de justificativa.
Em geral o Governo aceita a reposição das horas, descontando o salário apenas de quem não repor as horas conforme regras da reposição.
Em geral sim, mas depende do desfecho da negociação entre Sindicato e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Não adiante a reposição dessas horas! Aguarde o desfecho da negociação, pois as regras de reposição serão definidas apenas com a assinatura do Termo de Reposição das horas.
Cada agência usa diferentes sistemas de controle de frequência, não existe uma resposta única a essa pergunta. Todas as agências já foram comunicadas sobre a paralisação, cabe ao seu RH adaptar o controle interno à necessidade de registro. De toda forma, no dia 04/07 não esqueça de registrar o ponto de greve do sindicato.
Pelo grupo de mobilização de cada agência, pelo site e pelas redes sociais do Sinagências. (Novas atualizações serão divulgadas constantemente)
Atenção: é importante preencher seu plano de trabalho, indicando as 8 horas de greve, e depois registrar o ponto de greve (via Google Forms) que o sindicato disponibilizará na quinta-feira, no dia do ato.
Filie-se ao SINAGÊNCIAS!
Acesse: https://sinagencias.org.br/filiacao/
Fonte: Ascom/Sinagências