O dezembro além de trazer o final de um ciclo anual também virou mês de conscientização, desta vez, o destaque é para o câncer de pele, problema que atinge tanto homens quanto mulheres, principalmente em países de clima tropical, como o Brasil.
Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), cada quatro casos de câncer no país, um é da pele. Dados mostram que o câncer da pele representa 30% de todos os diagnósticos da doença no Brasil, sendo que o INCA registra a cada ano cerca de 180 mil novos casos.
Mas essa realidade não é apenas brasileira: a cada ano, são mais de 200 mil novos casos do câncer da pele no mundo e o número segue aumentando. Foi para reverter essa situação que a Sociedade Brasileira de Dermatologia resolveu dedicar todo o mês de dezembro para lembrar a prevenção da doença.
A conscientização e prevenção sobre o tema e importante é preciso se prevenir usando filtro solar e evitando a exposição ao sol das 10h às 16h. Mas detalhe: o filtro deve ser usado em todo o corpo, principalmente nas áreas que ficam mais expostas, como rosto, braços, mãos e pescoço.
Também é preciso reaplicar a cada duas horas. Esse é um hábito que deve ser diário, mesmo nos dias chuvosos ou nublados.
Prevenção é sempre o melhor remédio.
Fonte: Ascom.Sinagências c/https://www.sbd.org.br/